Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Quem é o prefeito de Mossoró, alvo de operação da PF por desvios na Saúde

Allyson Bezerra foi eleito em 2020 e é cotado para concorrer ao governo do Estado; defesa do prefeito afirmou que 'medida cautelar decorre de decisão judicial proferida em fase investigativa, sem qualquer juízo de culpa'

27 jan 2026 - 11h56
Compartilhar
Exibir comentários

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), é um dos alvos da Operação Mederi, deflagrada nesta terça-feira, 27, pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU). A ação tem como objetivo desarticular um esquema criminoso voltado ao desvio de recursos públicos da área da Saúde e a fraudes em procedimentos licitatórios.

Em vídeo publicado no Instagram, Bezerra afirmou que a investigação está relacionada ao fornecimento de medicamentos em 2023. Segundo o prefeito, naquele ano ele editou um decreto e determinou que todos os remédios distribuídos na rede de saúde pública de Mossoró fossem registrados no sistema Hórus, ferramenta de gestão da assistência farmacêutica implementada pelo governo federal.

View this post on Instagram

"Estou na minha casa, com minha família, em paz e com muita tranquilidade, muita fé em Deus e com muito sentimento de justiça, porque é por ela que a gente trabalha todo santo dia", disse. O prefeito afirmou ainda que os policiais apreenderam um celular, um notebook e dois HDs, nos quais ele guarda "recordações e memórias".

Em nota, a defesa de Bezerra disse que a operação "tem como objeto central contratos firmados entre municípios do Rio Grande do Norte e empresas de medicamentos, envolvendo fatos ocorridos em diferentes entes municipais, e não se confunde com a atuação pessoal do chefe do Poder Executivo de Mossoró".

"O cumprimento da medida cautelar decorre de decisão judicial proferida em fase investigativa, sem qualquer juízo de culpa, sendo importante destacar que o prefeito Allyson Bezerra não foi afastado de suas funções e não sofreu qualquer medida pessoal restritiva", acrescentou a defesa. Segundo os advogados, o prefeito "colaborou integralmente com a diligência".

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, foi alvo de operação da Polícia Federal.
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, foi alvo de operação da Polícia Federal.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Mossoró / Estadão

Bezerra tem 33 anos e é graduado em Ciência e Tecnologia e em Engenharia Civil pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Na mesma instituição, concluiu o mestrado em Manejo de Solo e Água. O potiguar também é servidor público concursado da Ufersa, onde atuou como presidente do Sindicato dos Servidores Técnicos entre 2016 e 2018.

A trajetória política de Bezerra começou em 2018, quando ele conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte como deputado estadual.

Dois anos depois, ele foi eleito prefeito de Mossoró, a segunda cidade mais populosa do Estado, atrás apenas de Natal. Bezerra assumiu o cargo aos 27 anos e se tornou o prefeito mais jovem da história do município. Ele foi reeleito em 2024, com 78,02% dos votos.

Embora não tenha confirmado oficialmente a intenção de disputar o governo do Estado, o nome de Bezerra aparece na maioria das pesquisas de intenção de voto. No vídeo publicado nesta terça-feira, ele afirmou que seu nome é apontado "de forma espontânea pelo povo" e que "desponta em primeiríssimo lugar para o governo do Estado".

Ao todo, a Operação Mederi cumpre 35 mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Norte, onde estão sediadas as empresas investigadas por praticar as fraudes. Medidas cautelares e patrimoniais também foram aplicadas aos suspeitos.

Auditorias identificaram falhas na execução contratual, incluindo indícios de não entrega de materiais, fornecimento inadequado e sobrepreço. Os investigados poderão responder por crimes relacionados ao desvio de recursos públicos e a fraudes em contratações administrativas.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade