Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Quem é Franklin Martins, ex-ministro de Lula deportado do Panamá

Jornalista foi interrogado e impedido de continuar a viagem para a Guatemala; governo panamenho se desculpou

9 mar 2026 - 13h11
(atualizado às 13h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Franklin Martins, ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo Lula -
Franklin Martins, ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo Lula -
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil / Estadão

O jornalista Franklin Martins, ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi retido e deportado do Panamá na última sexta-feira, 6, após uma escala no aeroporto da Cidade do Panamá. Ele seguia para a Guatemala quando foi abordado por agentes de imigração, interrogado e impedido de continuar a viagem. 

Filho do senador Mário Martins, Franklin Martins nasceu em Vitória (ES) e estudou no tradicional Colégio Aplicação. Começou a trabalhar ainda adolescente, aos 15 anos, como estagiário do jornal Última Hora, iniciando uma carreira no jornalismo que depois o levaria a se tornar um dos comentaristas políticos mais conhecidos do país.

Durante a ditadura militar, integrou a militância de esquerda e participou do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), sendo conhecido pelo codinome "Valdir". Em 1968, foi preso durante o congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Ibiúna. Depois, passou a ser procurado por ações armadas realizadas para financiar a luta contra o regime militar.

Em 1969, participou da articulação do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, ação realizada em conjunto com militantes do MR-8 e da Ação Libertadora Nacional (ALN). O episódio resultou na libertação de 15 presos políticos.

Perseguido pelo regime militar, Martins viveu no exílio em países como Cuba, Chile e França. Em Cuba, recebeu treinamento militar, enquanto na França estudou na Escola de Ciências Sociais da Universidade de Paris. Ele retornou ao Brasil após a anistia política.

De volta ao país, consolidou carreira no jornalismo. Atuou como comentarista político em diversos veículos e integrou a equipe da TV Globo a partir de 1996, participando de telejornais como o Jornal Nacional e o Jornal da Globo até 2006. Também trabalhou no portal iG, além de fazer comentários políticos na Rede Bandeirantes e na Rádio Bandeirantes.

Em 2007, foi convidado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o comando da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. No cargo, atuou na relação do governo com a imprensa, na gestão da publicidade oficial e no projeto de criação de uma rede pública nacional de televisão. 

Deportação do Panamá

Na última sexta, após horas retido no Panamá, Martins foi colocado em um voo de volta ao Brasil. O governo panamenho enviou uma carta ao Itamaraty pedindo desculpas pelo episódio e atribuiu o caso à aplicação automática de procedimentos migratórios.Segundo relato do próprio ex-ministro, os agentes fizeram perguntas sobre sua prisão durante a ditadura militar brasileira, ocorrida em 1968. 

Martins afirmou que explicou tratar-se de uma detenção por motivos políticos relacionados à luta contra o regime militar, mas mesmo assim foi informado de que não poderia seguir viagem. A decisão teria sido baseada em uma lei migratória de 2008 que restringe a entrada de estrangeiros com antecedentes ligados a crimes considerados graves.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, classificou a retenção como "absurda e inexplicável", enquanto a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) divulgou carta criticando a deportação e afirmando que o jornalista teve seus direitos desrespeitados ao ser impedido de contatar a representação diplomática brasileira.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade