Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Projeto que proíbe desapropriação de terras produtivas para reforma agrária tramita na Câmara

Se o PL for aprovado, função social da terra não será mais prerrogativa para desapropriações, como reforçou STF em setembro

23 nov 2023 - 13h43
Compartilhar
Exibir comentários

Um projeto de lei que proíbe que terras produtivas sejam desapropriadas para benefício da reforma agrária está tramitando em duas comissões da Câmara dos Deputados. O PL 4357/23 é de autoria do vice-líder da oposição da Casa, deputado Rodolfo Nogueira (PL/MS), e altera a lei da reforma agrária (8.629/93) para que a função social da terra deixe de ser prerrogativa para sua desapropriação. A proposta é uma reação da Câmara a um entendimento recente do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema.

Em setembro, a Corte rejeitou um pedido de agricultores e pecuaristas para 'flexibilizar' trecho da lei que trata do assunto. A avaliação do STF foi de que o cumprimento da função social é requisito para que um imóvel produtivo não seja desapropriado para fins de reforma agrária, como assegura a Constituição.

PL proíbe a desapropriação de terras produtivas que não cumprem sua função social
PL proíbe a desapropriação de terras produtivas que não cumprem sua função social
Foto: Tiago Queiroz/Estadão / Estadão

A lei da reforma agrária em vigor hoje garante o que "a propriedade rural que não cumprir a função social prevista no art. 9º é passível de desapropriação, nos termos desta lei, respeitados os dispositivos constitucionais". Em caso de desapropriação, o governo paga aos donos das terras por meio de títulos da dívida pública, e cabe ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) organizar assentamentos de trabalhadores rurais no local.

A proposta que tramita na Câmara hoje pretende remover esse trecho da lei para incluir a seguinte determinação: "Não será possível a desapropriação por interesse social, para fim da reforma agrária a propriedade produtiva que não cumprir sua função social de terras produtivas."

Segundo o artigo 9º da Lei 8.629/93, a função social é cumprida quando a propriedade cumpre os seguintes requisitos:

- Aproveitamento racional e adequado;

- Utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente;

- Observância das disposições que regulam as relações de trabalho;

- Exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores.

Com a aprovação do PL de Nogueira, terras produtivas não precisarão cumprir esses critérios para evitar o risco uma desapropriação para a reforma agrária.

O texto tramita em caráter conclusivo, ou seja, se for aprovado nas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, não precisa ser votado no Plenário e vai direto para o Senado.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade