O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, viveu momentos de constrangimento esta semana. Ele foi duramente criticado por quebrar o luto pela morte da Rainha Elizabeth II.
Foto: Parlamento Europeu wikimedia commons / Flipar
Trudeau apareceu em um vídeo vazado no qual cantava uma música da banda inglesa Queen dois dias antes do funeral da monarca.
Foto: reprodução Twitter / Flipar
Trudeau estava no saguão do hotel Corinthia, em Londres, com membros da delegação canadense.
Foto: reprodução Twitter / Flipar
O escritório do primeiro-ministro justificou a cantoria, dizendo que Gregory Charles, que estava ao piano, recebeu a honraria da Ordem do Canadá, e tocou várias músicas.
Foto: Imagem de Steve Buissinne por Pixabay / Flipar
Apesar disso, o canto do primeiro-ministro foi considerado por muitos uma "falta de decoro" em período de luto pela morte da monarca.
Foto: reprodução de vídeo CNN / Flipar
O flagrante da cantoria de Trudeau foi com a música Bohemian Rhapsody, um dos maiores sucessos da Banda Queen (foto).
Foto: Thomas Steffan -wikimedia commons / Flipar
O Canadá é um dos países que, embora sejam independentes, são comandados pela Monarquia Inglesa.
Foto: domínio público / Flipar
O país tem uma governadora-geral, Mary Simon, e o primeiro-ministro Justin Trudeau, que ocupa o cargo desde 4/11/2015. Na foto, o Parlamento, na capital Ottawa.
Foto: Imagem de festivio por Pixabay / Flipar
A Rainha, portanto, era a chefe de Estado do Canadá. Assim como, agora, o país está sob o comando do sucessor, o Rei Charles III.
Os britânicos, de forma geral, levam muito a sério tudo que é relacionado à Realeza. E, nos países em que o monarca é Chefe de Estado, como no Canadá, muitas pessoas acompanham essa devoção pela Família Real.
Foto: Bristish Monarchy Flick-R / Flipar
Por isso a repercussão foi grande da atitude do primeiro-ministro.
O caso foi até mesmo comparado com a atitude do ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson (foto), que às vésperas do funeral do príncipe Phillip, decidiu realizar uma festa de funcionários. E enfrentou muitas críticas.
Foto: Foreign and Commonwealth Office -wikimedia commons / Flipar
Por outro lado, também houve quem defendesse o primeiro-ministro Justin Trudeau, dizendo que cantar ao piano não é ofensivo. O caso gerou polêmica.
Foto: _- Parlamento Europeu wikimedia commons / Flipar
Os assuntos da Realeza Britânica atraem tanto a atenção do mundo que o funeral da Rainha Elizabeth foi visto pela televisão por mais de 4 bilhões de espectadores, um recorde na história.
Foto: Taras Young wikimedia commons / Flipar
Tamanha audiência ultrapassou até mesmo a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Atlanta (1996), que era a recordista com 3,6 bilhões de espectadores.
Foto: reprodução vídeo- Olympics.com / Flipar
Um levantamento da empresa alemã Statista mostra que, das 8 maiores audiências de todos os tempos, a Família Real estava presente em 3 acontecimentos.
Foto: British Monarchy FlickR / Flipar
O funeral de Elizabeth II com 4,1 bilhões de espectadores em 1º lugar.
Foto: Katie Chan - wikimedia commons / Flipar
O funeral da Princesa Diana em 1997, com 2,5 bilhões de espectadores, na terceira colocação.
Foto: PaddyBriggs wikimedia commons / Flipar
E o casamento do Príncipe Harry com a atriz Meghan Markle, em 2018, com 1,9 bilhão de pessoas ligadas na cerimônia. É o quinto evento mais visto pelos espectadores na história.
Foto: Londisland wikimedia commons / Flipar
A suntuosidade desses eventos da Realeza enchem os olhos do público. As estimativas sobre o custo do funeral da Rainha Elizabeth variam entre 6 e 8 milhões de libras (35 a 47 milhões de reais).
Foto: reprodução TV Globo / Flipar
E você? O que acha da atitude de Justin Trudeau? Aceitável? Ou foi mesmo desrespeitosa?
Foto: reprodução youtube - Prime Minister Trudeau's message wikimedia commons / Flipar