PUBLICIDADE

Política

Presidente do Senado será eleito por voto em cédulas de papel

1 fev 2013 - 14h15
(atualizado às 14h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A eleição do senador que ocupará a presidência do Senado até 2014 será feita por meio de cédulas de papel. Cada um dos senadores presentes votará individualmente em uma cédula contendo os nomes dos dois candidatos: Renan Calheiros (PMDB-AL), apoiado pela maioria, e Pedro Taques (PDT-MT), candidato dos chamados “senadores independentes”.

Os parlamentares serão chamados individualmente à mesa, onde recebem uma cédula e um envelope. Seguem para a cabine, onde assinalam o candidato escolhido e, ao sair, depositam o envelope numa urna. Os papéis são destruídos após a contagem dos votos.

Os votos serão contados e confrontados com o número de votantes. Dos 81 senadores, estão presentes 78. Luiz Henrique (PMDB-SC) e João Ribeiro (PR-TO) estão afastados por problemas de saúde. O senador Humberto Costa (PT-PE) está fazendo curso de inglês nos Estados Unidos.

Após a proclamação do resultado, o vencedor é imediatamente empossado e dá prosseguimento à eleição para a composição dos demais cargos da mesa diretora: primeiro e segundo vice-presidentes, primeira a quarta secretarias, e suplentes.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade