0

Presidência da Câmara será disputada hoje por 15 deputados

13 jul 2016
12h34
  • separator
  • comentários

Terminou ao meio-dia desta quarta-feira (13) o prazo de inscrição de candidatos à presidência da Câmara. São 15 os que vão concorrer à eleição do sucessor do presidente Waldir Maranhão. A sessão está marcada para começar às 16h de hoje. O deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP) foi o 15º a se candidatar.

Foto: Agência Câmara

Antes de migrar para o PSC, Nascimento já foi do PMDB e do PSB, partidos pelos quais se elegeu três vezes vereador de São Paulo e duas vezes deputado estadual. Advogado e delegado de polícia, ele está em sua segunda legislatura como deputado federal.

O número de candidatos ainda pode ser reduzido, uma vez que os nomes podem ser retirados até uma hora antes do início da votação em plenário, que se dará de forma secreta por meio eletrônico.

Para se tornar o presidente da Câmara em primeiro turno é preciso obter a maioria absoluta dos votos dos deputados que registrarem presença na sessão. Nos corredores da Câmara, repetiu-se hoje o clima de campanha visto ontem, com modelos femininos distribuindo panfletos de candidatos.

Aliados do presidente interino Michel Temer são maioria entre os que pleiteiam a presidência da Câmara, embora a bancada do PMDB tenha decidido lançar na disputa o ex-ministro da Saúde da presidenta afastada Dilma Rousseff, Marcelo Castro (PMDB-PI). Ele votou contra o processo de impeachment de Dilma na Câmara.

Entre os favoritos na disputa figura o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), ex-presidente da Comissão de Impeachment na Câmara. Ele é apoiado pelo chamado "centrão", que congrega 12 partidos de bancadas de médio porte na Casa.

Nomes

Confira a lista de candidatos à presidência da Câmara:

Evair Vieira de Melo (PV-ES) Beto Mansur (PRB-SP) Esperidião Amin (PP-SC) Rodrigo Maia (DEM-RJ) Miro Teixeira (Rede-RJ) Luiza Erundina (PSOL-SP), única candidata de oposição Rogério Rosso (PSD-DF) Giacobo (PR-PR), 2º vice-presidente da Câmara Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha do delator do mensalão, o ex-deputado federal Roberto Jefferson Fausto Pinato (PP-SP) Carlos Gaguim (PTN-TO) Carlos Manato (SD-ES) Gilberto Nascimento (PSC-SP)

Heráclito Fortes (PSB-PI), que na semana passada havia se candidatado, abriu mão da disputa hoje.

 

Agência Brasil Agência Brasil
  • separator
  • comentários
publicidade