Prefeito de Sorocaba é alvo de operação da PF contra desvio de recursos da saúde
Rodrigo Manga é suspeito de esquema de desvios de recursos públicos; prefeitura de Sorocaba disse colaborar com as investigações e atribuiu a operação a 'forças ocultas' em 'momento de grande projeção da cidade e do nome do prefeito Rodrigo Manga no cenário nacional'
A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Copia e Cola na manhã desta quinta-feira, 10. As diligências miram suspeitos de desvios de recursos públicos para a saúde. Um dos alvos da operação é o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), que ganhou notoriedade nas redes com vídeos virais sobre projetos de sua gestão e ficou conhecido como "prefeito tiktoker".
Segundo a PF, uma organização social (OS) contratada pela prefeitura de Sorocaba é suspeita de lavagem de dinheiro. A investigação, iniciada em 2022, identificou depósitos em espécie, pagamentos de boletos e compras de imóveis como movimentações suspeitas. A PF determinou o bloqueio de R$ 20 milhões em bens da OS investigada.
Em nota, a prefeitura de Sorocaba disse prestar "plena colaboração com as autoridades, para que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos", e reforçou que a cidade do interior paulista é só uma entre as 13 localidades onde houve cumprimento de mandados de busca e apreensão. A administração municipal também atribuiu a operação a "forças ocultas" em "momento de grande projeção da cidade e do nome do prefeito Rodrigo Manga no cenário nacional".
No TikTok, o prefeito publicou um vídeo de short e camisa preta e descalço e ironizou a operação da PF. "Acharam algumas coisas aqui em casa: bolo de cenoura, Nutella e o Pokémon que meu filho tanto ama", disse, no vídeo editado e com legendas. Manga não comentou no vídeo sobre as suspeitas de desvios da saúde e atribuiu a operação a uma "perseguição" por ter anunciado ser pré-candidato a presidente da República.
Além de Sorocaba, os agentes cumprem 28 mandados de busca e apreensão em mais 11 cidades do Estado de São Paulo - Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco.
Também há um mandado de busca sendo cumprido em Vitória da Conquista, na Bahia.
Manga é o apelido de Rodrigo Maganhato, de 45 anos. Formado em Marketing, era gerente de uma concessionária de carros na cidade.
Ele foi eleito pela primeira vez em 2012, como vereador pelo PP. Em 2016, reelegeu-se vereador pelo Democratas (hoje, União Brasil). Na eleição municipal seguinte, em 2020, foi escolhido pelos eleitores para ser prefeito, pelo Republicanos. Em 2024, foi reeleito pela mesma sigla.
Com 3 milhões de seguidores no TikTok e 2,9 milhões no Instagram, Manga age como uma espécie de influenciador nas redes sociais. Ele passou a cogitar a possibilidade de concorrer ao governo estadual ou ao governo federal em 2026 pelo PRTB, partido de Pablo Marçal.
No dia 1.º de abril, anunciou, em vídeo, ser pré-candidato de seu partido à Presidência da República em 2026. Em vídeo, afirmou: "Queremos replicar no País todo esse crescimento que estamos conseguindo para Sorocaba".
Leia a íntegra da nota da prefeitura de Sorocaba
A investigação da Polícia Federal envolvendo uma OS (Organização Social) acontece em 13 cidades, tais como São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, entre outras, sendo Sorocaba uma delas. Nesse sentido, está havendo plena colaboração com as autoridades, para que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos, o mais brevemente possível.
Vale destacar que a operação acontece em um momento de grande projeção da cidade e do nome do prefeito Rodrigo Manga no cenário nacional, inclusive pontuando com destaque em pesquisas para governador do Estado de São Paulo e presidente do Brasil. Não é a primeira vez na história que vemos "forças ocultas" se levantarem contra representantes que se projetam como uma alternativa ao sistema e dão voz ao povo.
Recentemente, por exemplo, Rodrigo Manga entrou em embates contra o aumento de impostos de alimentos básicos, combustíveis e remédios, bem como a criação de novos pedágios.