Script = https://s1.trrsf.com/update-1779108912/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

PGR denuncia lobista e dois funcionários do STJ sob acusação de venda de decisões

Acusação afirma que Andreson de Oliveira Gonçalves fez pagamentos em troca de informações e decisões favoráveis

27 mai 2026 - 18h13
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves e dois assessores do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sob acusação de venda de decisões.

A PGR apresentou denúncia contra lobista e servidores do STJ por venda de sentenças
A PGR apresentou denúncia contra lobista e servidores do STJ por venda de sentenças
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil / Estadão

É a primeira acusação formal decorrente da investigação sobre um suposto esquema de venda de decisões no segundo maior tribunal do país. O caso começou a ser investigado em novembro de 2024, na Operação Sisamnes. A denúncia não aponta envolvimento de ministros do STJ no esquema.

Os dois servidores do STJ denunciados trabalharam nos gabinetes das ministras Nancy Andrighi e Isabel Galotti.

Um deles é Márcio Toledo Pinto, que já foi exonerado pelo próprio tribunal e atuou nos gabinetes das duas. O outro acusado foi Daimler Alberto de Campos, que foi chefe de gabinete da ministra Galotti e está afastado desde o início das investigações.

O Estadão busca contato com as defesas dos acusados.

Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra