Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

“Missão que entrará para a história do Brasil”, diz Marcos do Val em troca de mensagens sobre golpe de Estado

Relatório da Polícia Federal sobre o celular apreendido do senador indica que ele compartilhou trama golpista com grupos de WhatsApp

12 jul 2023 - 10h34
Compartilhar
Exibir comentários
Marcos do Val fala pela primeira vez após operação da Polícia Federal
Marcos do Val fala pela primeira vez após operação da Polícia Federal
Foto: Reprodução/Globoplay

O relatório da Polícia Federal, referente ao celular apreendido do senador Marcos do Val, constatou que o parlamentar compartilhou informações sobre a trama de golpe de Estado, com o objetivo de impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de dois grupos de WhatsApp exclusivos: o "Chefias" e o "Amigas para a eternidade". As informações do blog da jornalista Bela Megale.

Inicialmente, a cautela de Do Val se limitava a instruções como: "Vejam e apaguem em seguida". Com o passar do tempo, ele adquiriu maior confiança e passou a abordar com mais detalhes a trama golpista.

As conversas com o grupo "Chefias", composto por 2 assessores de seu gabinete, foram breves. Nestas conversas, Do Val antecipou os diálogos com Daniel Silveira e descreveu o plano como uma “missão que entrará para a história do Brasil/mundo”.

No entanto, foi por meio do grupo "Amigas para eternidade" que o senador se expressou de maneira mais aberta. Em textos e áudios cheios de entusiasmo, houve até participantes que comemoraram a possibilidade do golpe: "Eu tô vibrando, vibrando, mas já vou apagar a mensagem!", disse uma das amigas. 

Do Val também afirmou ser responsável pela decisão de Bolsonaro de deixar o Brasil com a família e viajar para os Estados Unidos na véspera de encerrar seu mandato presidencial.

"Eu fui convidado por ele (Bolsonaro) para fazer essa ação. Como integrante da CCAI (Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência), fui dando corda para ver até onde ele iria. Na eminência (sic) de fato acontecer eu passei para ele que estaria cometendo um crime gravíssimo contra a democracia e de lá reportei para o órgão responsável. Foi diante disse que ele fugiu para os EUA", disse. 

As conversas não se restringiram apenas às trocas de mensagens de texto. O senador compartilhou com as amigas não apenas as capturas de tela das conversas secretas mantidas com Daniel Silveira, mas também a imagem da mensagem enviada ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade