PUBLICIDADE

Política

MG: Lula recebe título de cidadão mineiro e comete gafe sobre Pelé

'Estava pensando que ele era pernambucano', disse o ex-presidente sobre o Estado onde nasceu o ídolo do futebol

15 abr 2013 - 19h04
(atualizado às 19h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o título de cidadão honorário de Minas Gerais na tarde desta segunda-feira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.  O requerimento foi proposto pelo deputado estadual Rogério Correia (PT) e o decreto publicado em 18 de novembro de 2011 pelo governador Antonio Anastasia (PSDB), que enviou para representá-lo o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Olavo Bilac Pinto. Ao agradecer a homenagem, o ex-presidente cometeu um deslize e esqueceu de citar Pelé entre os mineiros célebres. "Estava pensando que ele era pernambucano", disse.

Para justificar a honoraria, o deputado Rogério Correia relembrou a carreira política e sindical do ex-presidente e disse que Lula mudou a realidade brasileira por meio do combate à pobreza, inclusive em Minas Gerais: "Fazer homenagem ao ex-presidente Lula é, ao mesmo tempo, fácil e difícil. Fácil pelo que ele fez pelo Brasil, por Minas Gerais. São muitas as obras, programas de ações sociais, construção de universidades, as diferentes bolsas, Lula foi o presidente da inclusão social. Mas é tão difícil homenagear quem tantas homenagens teve, até do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A nossa homenagem é singela, mas é de todos os mineiros", disse Correia. 

O ex-presidente agradeceu a homenagem recordando, em discurso, as passagens por Minas Gerais quando era sindicalista e depois presidente da República. Lula citou o Estado por ser o território onde nasceram o ex-vice-presidente José Alencar, que morreu em 2011, e a presidente Dilma Rousseff, mas cometeu uma gafe ao “esquecer” que Pelé também é mineiro, não pernambucano, como imaginou. Um homem presente em plenário foi quem gritou para alertar ao ex-presidente, que respondeu: “O companheiro lembrou bem que o Pelé não é pernambucano, é mineiro de Três Corações. É que eu estava pensando que ele era pernambucano,” disse.

O senador Aécio Neves (PSDB) e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), também não compareceram, mas enviaram mensagens de congratulações. Pelo menos 200 pessoas acompanharam a entrega do título, feita pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB). Lula estava acompanhado do ministro da Educação do governo Dilma, Aloísio Mercadante; do presidente nacional do PT, Rui Falcão; e outros integrantes do partido em MG no País.

No final da homenagem, o ex-presidente posou para fotos com as camisas dos três times de Belo Horizonte: Cruzeiro, Atlético e América. Na noite desta segunda-feira Lula se junta à presidente Dilma Rousseff para participar do seminário ‘O decênio que mudou o Brasil’, que comemora os 10 anos do PT no poder. O evento acontecerá no Minascentro, no centro de Belo Horizonte. 

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade