Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Maioria vê saldo positivo para Lula na crise do tarifaço dos EUA, aponta pesquisa

Percepção favorável supera a de aliados de Bolsonaro no episódio

16 dez 2025 - 16h46
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA E SÃO PAULO — Para 54% dos brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Partido dos Trabalhadores tiveram saldo positivo diante da crise envolvendo a taxa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. É o que aponta pesquisa divulgada nesta terça-feira, 16, pelo instituto Genial/Quaest.

Na comparação com o levantamento anterior, realizado em setembro, a avaliação positiva de Lula e do PT avançou cinco pontos porcentuais, de 49% para 54%. No mesmo período, a percepção de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados saíram fortalecidos com o episódio recuou de 27% para 24%.

O recuo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao retirar parte dos produtos brasileiros da taxação, foi considerado "muito importante" por 43% dos entrevistados. Outros 28% avaliaram que a decisão "foi importante, mas nem tanto", enquanto 23% disseram não ver relevância na medida. Não souberam ou não responderam somam 6%.

Para 10% dos entrevistados, nenhum campo político saiu vencedor das tensões provocadas pelo tarifaço, enquanto 12% não souberam ou preferiram não opinar.

A pesquisa ouviu presencialmente 2.004 brasileiros entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade