PUBLICIDADE

Política

Lula vai encontrar pela primeira vez futuros comandantes das Forças Armadas

Lula diz que deseja discutir "o futuro do País" com os oficiais-generais

9 dez 2022 - 11h29
(atualizado às 11h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Lula em Brasília
Lula em Brasília
Foto: Ueslei Marcelino

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir pela primeira vez nesta sexta-feira, 9, com os próximos comandantes-gerais das Forças Armadas.

Lula disse que deseja discutir "o futuro do País" com os oficiais-generais apontados por ele, em conversas com o futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, um dos antecipados.

Ao apresentar Múcio, Lula não citou os nomes dos próximos comandantes. Disse apenas que Múcio é um "grande companheiro, meu ministro" e que já conversou antes com a nova cúpula militar brasileira.

Pela tradição militar, os oficiais mais antigos assumem suas respectivas forças. Nesse caso, o general Júlio Cesar de Arruda ficaria no comando do Exército; o almirante Renato Rodrigues Aguiar Freire comandaria a Marinha; e o brigadeiro Marcelo Damasceno, a Aeronáutica.

Lula viveu um impasse na relação sensível com as Forças Armadas e não conseguiu nem sequer formar um grupo de trabalho para realizar um diagnóstico do Ministério da Defesa na transição. A escolha dos comandantes visa pacificar a relação e dar início à passagem de comando de forma antecipada, já que os chefes militares nomeados pelo presidente Jair Bolsonaro indicaram desejo de deixar o cargo antes da posse.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade