Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Lula lidera para 2018, e Bolsonaro vai a 16%, diz Datafolha

26 jun 2017 - 09h02
(atualizado às 09h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Lula foi cercado por partidários ao descer do carro nas proximidades do prédio da Justiça Federal.
Lula foi cercado por partidários ao descer do carro nas proximidades do prédio da Justiça Federal.
Foto: Reuters

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha sobre intenções de voto para a eleição presidencial de 2018 aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança com cerca de 30% das intenções de voto, seguido por Marina Silva (Rede) e Jair Bolsonaro (PSC), tecnicamente empatados.

Bolsonaro, deputado federal pelo Rio de Janeiro, registrou um crescimento considerável em termos de popularidade, segundo a pesquisa publicada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (26). Em dezembro, ele tinha 8% das intenções de voto, em abril passou para 14%, e atualmente figura com 16% -sempre na disputa com o governador paulista, Geraldo Alckmin, como candidato do PSDB.

Em quarto lugar figurou o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa (sem partido) com 11%.

O Datafolha simulou diversos cenários. Apesar de acusado na Lava Jato de crimes como organização criminosa e corrupção, Lula vence o primeiro turno em todas as simulações, seja contra Alckmin, contra o prefeito peessedebista de São Paulo, João Doria, ou com a presença do juiz federal Sérgio Moro (sem partido).

Em simulações de prováveis constelações de segundo turno, Lula derrota a dupla do PSDB e Bolsonaro, mas empata com Marina e Moro na margem de erro, de dois pontos percentuais. A única vitória tucana seria no duelo entre Alckmin e Ciro Gomes (PDT).

Por outro lado, Lula registrou a maior taxa de rejeição (46%) na enquete para o primeiro turno - número similar ao registrado em abril (45%). Em segundo aparece Alckmin, com 34%, seguido por Bolsonaro, com 30%. Moro e Doria são descartados somente por 22% e 20% dos entrevistados, respectivamente.

Em cenários sem a disputa de Lula - seja sem PT ou com o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad como candidato - Marina vence o primeiro turno com 22% de intenção de voto. Marina lidera também no cenário sem alvos da Lava Jato - além dela, simulação contou somente com Bolsonaro, Doria e Gomes.

Em todos os casos, Bolsonaro aparece em segundo ou terceiro na intenção de voto no primeiro turno. A simulação de segundo turno entre Marina e Bolsonaro dá vitória tranquila à ambientalista (49% contra 27%).

O Datafolha não incluiu na pesquisa os nomes do presidente Michel Temer (PMDB) e de Aécio Neves (PSDB). A enquete foi realizada entre os dias 21 e 23 de junho.

Veja também

Embarcação com 150 pessoas naufraga em Guatapé, na Colômbia:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade