PUBLICIDADE

Política

Lula lidera para 2018, e Bolsonaro vai a 16%, diz Datafolha

26 jun 2017 - 09h02
(atualizado às 09h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Lula venceria no primeiro turno em todos os cenários, segundo a pesquisa
Lula venceria no primeiro turno em todos os cenários, segundo a pesquisa
Foto: Reuters

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha sobre intenções de voto para a eleição presidencial de 2018 aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança com cerca de 30% das intenções de voto, seguido por Marina Silva (Rede) e Jair Bolsonaro (PSC), tecnicamente empatados.

Bolsonaro, deputado federal pelo Rio de Janeiro, registrou um crescimento considerável em termos de popularidade, segundo a pesquisa publicada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (26). Em dezembro, ele tinha 8% das intenções de voto, em abril passou para 14%, e atualmente figura com 16% -sempre na disputa com o governador paulista, Geraldo Alckmin, como candidato do PSDB.

Em quarto lugar figurou o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa (sem partido) com 11%.

O Datafolha simulou diversos cenários. Apesar de acusado na Lava Jato de crimes como organização criminosa e corrupção, Lula vence o primeiro turno em todas as simulações, seja contra Alckmin, contra o prefeito peessedebista de São Paulo, João Doria, ou com a presença do juiz federal Sérgio Moro (sem partido).

Em simulações de prováveis constelações de segundo turno, Lula derrota a dupla do PSDB e Bolsonaro, mas empata com Marina e Moro na margem de erro, de dois pontos percentuais. A única vitória tucana seria no duelo entre Alckmin e Ciro Gomes (PDT).

Por outro lado, Lula registrou a maior taxa de rejeição (46%) na enquete para o primeiro turno - número similar ao registrado em abril (45%). Em segundo aparece Alckmin, com 34%, seguido por Bolsonaro, com 30%. Moro e Doria são descartados somente por 22% e 20% dos entrevistados, respectivamente.

Em cenários sem a disputa de Lula - seja sem PT ou com o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad como candidato - Marina vence o primeiro turno com 22% de intenção de voto. Marina lidera também no cenário sem alvos da Lava Jato - além dela, simulação contou somente com Bolsonaro, Doria e Gomes.

Em todos os casos, Bolsonaro aparece em segundo ou terceiro na intenção de voto no primeiro turno. A simulação de segundo turno entre Marina e Bolsonaro dá vitória tranquila à ambientalista (49% contra 27%).

O Datafolha não incluiu na pesquisa os nomes do presidente Michel Temer (PMDB) e de Aécio Neves (PSDB). A enquete foi realizada entre os dias 21 e 23 de junho.

Veja também

Embarcação com 150 pessoas naufraga em Guatapé, na Colômbia:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade