PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Política

Lula diz que imprensa não se mexe na defesa de Julian Assange

A declaração foi feita durante entrevista coletiva à imprensa após coroação do rei Charles III

6 mai 2023 - 15h07
(atualizado às 17h58)
Compartilhar
Exibir comentários
O presidente Lula deu entrevista à imprensa após a coroação do rei Charles III
O presidente Lula deu entrevista à imprensa após a coroação do rei Charles III
Foto: Reprodução/Youtube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse considerar uma "vergonha" a prisão de Julian Assange, acusado de espionagem após ter vazado documentos sigilosos dos Estados Unidos. "Eu acho uma vergonha que um jornalista que denunciou falcatruas de um estado contra os outros esteja preso, condenado a morrer na cadeia, e a gente não fazer nada para libertar".

"A imprensa não se mexe na defesa desse jornalista. Eu sinceramente não consigo entender. A gente precisa de movimento da imprensa mundial em defesa dele", defendeu. Segundo Lula, é preciso "colocar nossas teorias na prática para continuar lutando por liberdade de expressão."

Lula foi questionado sobre Assange após a coroação do rei Charles III, em Londres, onde o jornalista está preso.

Passagem por Londres

A estadia de Lula, acompanhado da primeira-dama Janja, em Londres, começou na última sexta-feira, 5, véspera da coroação de Charles III. No mesmo dia, Lula participou de um encontro restrito com o rei e outros líderes de Estado. O presidente e a primeira-dama não levaram um intérprete para os compromissos.

Da reunião, o presidente extraiu uma mensagem vinda de Charles, que, segundo ele, teria pedido para que Lula cuide da Amazônia.

Também em Londres, o petista se reuniu com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak. O assunto Amazônia veio à tona mais uma vez. Após o encontro, Sunak prometeu uma doação de R$ 500 milhões para o Fundo Amazônia.

*Com informações de Estadão Conteúdo

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade