Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Lula dá sinais a ministros do STF de que indicará Paulo Gonet para a PGR

Nome agrada a Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes e pode servir para contemplar ala de peso na Corte após crise provocada com votação da PEC que limita poderes de magistrados

24 nov 2023 - 20h48
(atualizado às 22h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Paulo Gonet Branco, vice-procurador eleitoral, também se manifestou na primeira sessão. Como representante do Ministério Público, defendeu que apenas Bolsonaro fique inelegível. Nesse caso, Walter Braga Netto não seria condenado
Paulo Gonet Branco, vice-procurador eleitoral, também se manifestou na primeira sessão. Como representante do Ministério Público, defendeu que apenas Bolsonaro fique inelegível. Nesse caso, Walter Braga Netto não seria condenado
Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE / Flipar

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve indicar, nos próximos dias, o subprocurador Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República (PGR). O sinal de que Gonet irá para a cadeira antes ocupada por Augusto Aras foi dado por Lula durante jantar com ministros do Supremo nesta quinta-feira, 23, no Palácio da Alvorada.

Com a escolha, o presidente faz um gesto na direção dos ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes em um momento de descontentamento da Corte com o Planalto.

A insatisfação veio à tona depois que o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), votou a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita poderes do Supremo.

Gilmar e Moraes sempre defenderam Gonet, que também é vice-procurador-geral eleitoral, para o comando da PGR. Após a indicação, o nome terá de passar por sabatina no Senado.

PT quer emplacar Messias no Supremo Tribunal Federal

Grupos de entidades do Judiciário, de movimentos sociais e de centrais sindicais, todos ligados à esquerda, divulgaram um manifesto, neta semana, pedindo a Lula para não nomear Gonet, considerado "ultraconservador". Houve também muitas cobranças nas redes sociais, sob o argumento de que Gonet tem o apoio de bolsonaristas.

Uma outra ala do PT avalia, no entanto, que a escolha do subprocurador fará com que o presidente recompense o partido em outra oportunidade. Por esse raciocínio, a "compensação" poderá ocorrer se Lula indicar o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para a vaga de Rosa Weber no Supremo, ainda não preenchida.

Favorito dos petistas, Messias estava no jantar com Lula, Gilmar, Moraes e Cristiano Zanin, o mais novo ministro do STF, que tomou posse em agosto. O titular da Justiça, Flávio Dino, outro nome cotado para assumir uma cadeira na Corte, também compareceu.

Em conversas reservadas, interlocutores do presidente afirmam que ele deve indicar primeiro o procurador-geral da República para ser sabatinado no Senado. Com a ajuda de Messias, que é amigo de Jaques Wagner e tem bom trânsito político, Lula tenta diminuir a temperatura da crise com o Supremo, provocada após a votação da PEC que restringe decisões individuais dos magistrados.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade