Lula acompanha desfile na Sapucaí com Alckmin, ministros e presidentes de estatais
Presidente é homenageado pela primeira escola a desfilar no Grupo Especial do Rio de Janeiro
RIO DE JANEIRO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou à Marquês de Sapucaí pouco depois de 20h20 deste domingo, 15, para assistir ao desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, com enredo em sua homenagem. A agremiação é a primeira a desfiliar.
Lula acompanha o desfile do camarote da Prefeitura do Rio de Janeiro, ao lado do prefeito Eduardo Paes e de ministros do governo.
Estão presentes o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o deputado federal Lindbergh Farias, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante. O vice-presidente Geraldo Alckmin chegou um pouco mais tarde e também está na Sapucaí.
Do camarote, Lula ouviu apoiadores cantarem um tradicional jingle de campanha. Ele acenou para o público do sambódromo do Rio minutos antes do início do desfile.
O presidente voltou a ser aplaudido quando a escola começou sua concentração. Em frente ao camarote da Prefeitura do Rio, uma faixa da campanha presidencial de 2022 foi estendida por um folião.
Sob alerta de possíveis acusações de propaganda eleitoral irregular, o Palácio do Planalto vetou a participação de ministros no desfile, bem como o uso de verba pública para comparecer à festa na Sapucaí. Apenas a primeira-dama, Janja da Silva, foi liberada para desfilar, por não exercer cargo público.