Laranjinhas de Pernambuco: população elogia atuação dos novos policiais militares nas ruas
Os "laranjinhas" fazem parte do efetivo recém-egresso dos cursos de formação da PMPE.
A presença dos novos policiais militares de Pernambuco, conhecidos popularmente como "laranjinhas" por conta dos bonés alaranjados que utilizam, tem sido bem recebida pela população.
Em diversos bairros da capital pernambucana e de outras cidades da Região Metropolitana do Recife, a atuação dos recém-formados tem aumentado a sensação de segurança e aproximado a Polícia Militar da comunidade.
Os "laranjinhas" fazem parte do efetivo recém-egresso dos cursos de formação da PMPE e estão sendo escalados para patrulhamento ostensivo em áreas com maior demanda por policiamento.
A iniciativa faz parte da estratégia do Governo do Estado para reforçar a segurança pública e garantir a presença policial de forma mais efetiva nas ruas.
Moradores relatam que, desde a chegada dos novos policiais, é possível notar maior tranquilidade em pontos antes considerados críticos.
"A gente vê mais viaturas, mais policiamento a pé, e isso inibe a ação de criminosos. O maior número de policiais dá uma sensação de presença constante de segurança", relatou uma morada do bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.
Além da função ostensiva, os novos policiais também têm atuado na aproximação com a comunidade, orientando pedestres, ajudando em ocorrências menores e mostrando disposição para ouvir as demandas locais.
A governadora Raquel Lyra destacou, em recentes entrevistas, que o reforço do efetivo nas ruas é um passo importante no fortalecimento da segurança pública no Estado, parte de um conjunto de medidas do programa Juntos pela Segurança.
A expectativa é de que os "laranjinhas" sigam atuando de forma intensiva até a conclusão do período de estágio, sendo posteriormente integrados definitivamente ao policiamento regular em todo o território pernambucano.