Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Governo americano chama Moraes de 'tóxico' e proíbe cidadãos e estrangeiros de manterem negócios

Postagem destaca que "nenhum tribunal estrangeiro pode invalidar as sanções dos Estados Unidos"

18 ago 2025 - 19h11
(atualizado às 21h43)
Compartilhar
Exibir comentários
O ministro Alexandre de Moraes
O ministro Alexandre de Moraes
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

O governo dos Estados Unidos voltou a atacar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em uma postagem publicada na noite desta segunda-feira, no perfil do Departamento de Assuntos do Hemisfério Oeste dos EUA no X (antigo Twitter), Moraes foi chamado de "tóxico".

"Alexandre de Moraes é tóxico para todas as empresas e indivíduos legítimos que buscam acesso aos EUA e seus mercados. Nenhum tribunal estrangeiro pode invalidar as sanções dos Estados Unidos -- ou poupar alguém das consequências graves de violá-las".

A publicação reforçou ainda que cidadãos norte-americanos não podem manter negócios com o magistrado e que estrangeiros devem agir com cuidado: "Aqueles que fornecem apoio material a violadores de direitos humanos enfrentam riscos de sanções".

No fim de julho, o Departamento do Tesouro havia adotado uma medida inédita contra um ministro do STF, ao sancionar Moraes com base na Lei Magnitsky, tradicionalmente aplicada a acusados de violações graves de direitos humanos.

A decisão cita o processo em andamento no STF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. Como consequência, os EUA bloquearam possíveis bens do ministro em território americano, assim como os de empresas vinculadas a ele. Além disso, os cidadãos do país estão impedidos de realizar qualquer tipo de transação financeira ou comercial com Moraes.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade