Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Gleisi diz que conspiração da família Bolsonaro chegou ao cúmulo de ameaça de força militar por EUA

Reação da ministra de Lula vem após Casa Branca falar em 'poder econômico e militar' para defender liberdade de expressão

9 set 2025 - 19h04
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - A ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, disse nesta terça-feira que é "totalmente inadmissível" a nova investida americana de, nas palavras dela, "ameaçar invadir o Brasil" para livrar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de uma eventual prisão por tentativa de golpe de Estado. A ministra disse que a declaração da porta-voz de Donald Trump de que os EUA podem usar até força militar contra o Brasil é o "cúmulo" do que chamou de conspiração da família Bolsonaro contra o País.

"A conspiração da família Bolsonaro contra o Brasil chegou ao cúmulo hoje, com a declaração da porta-voz de Donald Trump de que os EUA podem usar até força militar contra o nosso país. Não bastam as tarifas contra nossas exportações, as sanções ilegais contra ministros do governo, do STF e suas famílias, agora ameaçam invadir o Brasil para livrar Jair Bolsonaro da cadeia. Isso é totalmente inadmissível", escreveu a ministra no X.

A declaração da ministra vem após a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmar que a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e sanções contra autoridades servem para proteger a "liberdade de expressão". A porta-voz disse ainda que os Estados Unidos não temerão o uso de "poder econômico e militar" para defender o preceito, utilizado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para justificar as ações contra o Brasil.

Gleisi também pediu a cassação de Eduardo Bolsonaro, a quem chamou de "traidor da pátria". "E ainda dizem que estão defendendo a "liberdade de expressão". Só se for a liberdade de mentir, de coagir a Justiça e de tramar golpe de estado; estes, sim, os crimes pelos quais Bolsonaro e seus cúmplices estão sendo julgados no devido processo legal. E o filho, traidor da Pátria, precisa ser cassado", completou a ministra.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade