Elói Pietá tem 26,5%, e Xerife do Consumidor, 22% na disputa em Guarulhos, diz Paraná Pesquisas
Levantamento também revelou índice de rejeição dos pré-candidatos e aprovação de governos Guti, Tarcísio e Lula
O ex-prefeito de Guarulhos, Elói Pietá (Solidariedade), aparece numericamente à frente na disputa deste ano no município, com 26,5% das intenções de voto na disputa pela prefeitura da cidade da região metropolitana de São Paulo, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira, 30 de maio, pela Paraná Pesquisas. Logo em seguida, está o deputado estadual, líder do governo Tarcísio na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos), com 22%. Como a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão em situação de empate técnico. Elói Pietá poderia ter entre 23% e 30%. Já Xerife do Consumidor ficaria entre 18,5% e 25,5%.
Sanches, com 2,8%, Santana, com 2,1% e Nakashima, com 0,4%, vêm em sequência. Surfista soma a mesma intenção de voto do candidato do PDT, e Ramos fecha a lista com 0,3%. Outros candidatos citados chegam, juntos, a 0,9%. O índice de quem votaria em branco, nulo ou em ninguém chegou a 7,5%.
Pietá lidera intenção de voto, mas também aparece à frente em rejeição
O levantamento da Paraná Pesquisas mediu também o nível de rejeição dos pré-candidatos na disputa pela cidade de Guarulhos. Também neste caso a lista é liderada por Elói Pietá, em quem 35,1% dos eleitores não votariam de jeito nenhum.
Alencar surge em segundo, com 26,5%, seguido de Xerife, Ramos e Surfista, com 20,3%, 18,1% e 13,4%, respectivamente. Nakashima, com 10,8%, e Sanches, 10,6%, ficam tecnicamente empatados na última colocação. Apenas 4,1% dos entrevistados disseram que poderiam votar em todos os candidatos, ou seja, não rejeita nenhum dos nomes, enquanto 16% não souberam ou não responderam.
Guti tem avaliação neutra, enquanto Tarcísio é bem avaliado e maioria dos eleitores não aprova governo LulaQuando perguntados sobre a avaliação de Guti no comando da cidade, 47,9% responderam que aprovam a gestão, enquanto quase o mesmo número quase idêntico, 47,8%, desaprova. Não sabem ou não quiseram opinar somam 4,4% dos entrevistados.
O cenário muda quando o entrevistador questiona a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) no governo estadual. 63,4% aprovam as ações do governador, e 32,4% desaprovam. 4,3% não souberam ou não responderam. A situação se inverte em relação à esfera federal. 54,9% desaprovam a forma de governar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem aprovação de 41,4%. O índice dos que não opinaram ou não souberam responder chegou a 3,8% neste caso.A pesquisa foi feita presencialmente pela Paraná Pesquisas, com 800 eleitores do município de Guarulhos, entre os dias 23 e 28 de maio de 2024. O grau de confiança da amostra é de 95%, e a margem de erro para todos os cenários levantados é de 3,5% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP00441/2024.
Pré-campanha é marcada por troca de aliados entre Sanches e Xerife
A Coluna do Estadão mostrou, nesta sexta-feira, que os pré-candidatos Xerife do Consumidor (Republicanos) e Lucas Sanches (PL) fizeram uma troca de aliados na formação de suas chapas. O Democracia Cristã passou a apoiar o candidato do PL e deixou a aliança com o líder do governo Tarcísio na Alesp. No começo de maio, Sanches foi trocado por Xerife pelo Partido Progressistas (PP). Bolsonaro, porém, apoia Xerife, contrariando orientação do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.