PUBLICIDADE

Política

Discurso de Dilma na ONU ganha destaque no Twitter: “mandou bem"

24 set 2013 - 12h23
(atualizado às 15h55)
Compartilhar
Exibir comentários
A presidente Dilma Rousseff manifestou repúdio pelas ações de espionagem dos EUA ao Brasil
A presidente Dilma Rousseff manifestou repúdio pelas ações de espionagem dos EUA ao Brasil
Foto: AP

O discurso da presidente Dilma Rousseff na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, repercutiu amplamente entre os internautas na manhã desta terça-feira, e levou ao assunto ao ranking dos assuntos mais comentados do Twitter.

No microblog, a hashtag #DilmaNaOnu entrou para os Trending Topics do Twitter em razão do discurso contra a espionagem do governo americano ao Brasil, tema que tratou como caso de violação aos direitos humanos. O tom do discurso rendeu elogios à presidente, e os internautas, em sua maioria, elogiaram a postura de Dilma.

“#DilmaNaONU mostrou como se faz politica externa. Com coragem e soberania. No tempo de FHC era só bajulação aos EUA!”, escreveu ‏@r_wobeto. “Só sei que a Dilma mandou muito bem no discurso na ONU #DilmaNaONU”, opinou ‏@matheusnubile.

"Vendo os discursos da #DilmaNaONU e do #ObamaNaOnu ... Nunca tive tanto prazer em dizer que a Dilma é minha presidenta, não o Obama", comparou @rickschmidt92. "Muito orgulhosa da minha presidenta! #DilmanaONU", disse @SaAlessandra ‏.

Outros tuiteiros, no entanto, ironizaram e fizeram piada com o discurso brasileiro na ONU. "Dilma deveria ter chegado já falando: 'não precisa traduzir pro Obama, ele já sabe tudo que vou falar aqui'. Iria ser demais #DilmaNaONU", brincou @C_Cezar. Já para o internauta @fabioarantes29, o discurso não empolgou. "#DilmaNaOnu foi deprimente.Não atacou fortemente a ação dos EUA na espionagem. Fez o Brasil de vítima e não exigiu retratação internacional", disse.

Em sua fala, Dilma afirmou que a espionagem de um país a outro "fere o direito internacional e afronta os princípios que devem reger as relações entre eles", e que “sem o direito à privacidade, não há verdadeira liberdade de opinião, e não há democracia".

As denúncias de espionagem foram feiras pelo ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, e criaram um mal-estar diplomático entre os países. Uma matéria do jornal O Globo de 6 de julho afirmou que a NSA teria utilizado um programa chamado Fairview, em parceria com uma empresa de telefonia americana, que fornece dados de redes de comunicação ao governo do país. 

Acompanhe em tempo real os comentários sobre o discurso de Dilma na ONU:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade