Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Lava Jato: Dirceu entra com habeas corpus para não ser preso

Petição foi protocolada na manhã desta quinta-feira no Tribunal Regional Federal da 4ª Região; ex-ministro foi citado em delação premiada

2 jul 2015 - 13h04
(atualizado às 13h06)
Compartilhar
Exibir comentários
José Dirceu pediu que os militantes façam um 'julgamento do julgamento do mensalão'
José Dirceu pediu que os militantes façam um 'julgamento do julgamento do mensalão'
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra

Os advogados do ex-ministro José Dirceu entraram com um pedido de habeas corpus preventivo nesta quinta-feira para que ele não seja preso nas investigações da Operação Lava Jato.

Siga o Terra Notícias no Twitter

O documento foi protocolado às 10h30 no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), confirmou a assessoria de imprensa do TRF. A petição tramita em segredo de Justiça e será analisada pelo juiz federal convocado para atuar no tribunal, Nivaldo Brunoni.

Delação

Na quarta-feira, foi divulgado que o lobista Milton Pascowitch, mais novo delator da Operação Lava Jato, disse a investigadores da Polícia Federal que intermediou o pagamento de propina ao PT e ao ex-ministro José Dirceu para garantir contratos da empreiteira Engevix com a Petrobras.

Segundo a delação, os pedidos de dinheiro de Dirceu - considerado uma espécie de "padrinho" dos interesses da empreiteira na estatal - eram "insistentes" e os repasses eram feitos de diferentes maneiras. Um dos pagamentos, por exemplo, aconteceu por meio de uma doação feita a uma arquiteta que reformou um dos imóveis do petista.

A delação premiada de Pascowitch foi homologada na segunda-feira (29/6). Com ela, o lobista deixou a carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, para cumprir prisão domiciliar, em São Paulo. Ele é dono de uma consultoria chamada Jamp Engenharia e foi contratado, de acordo com a denúncia, pela Engevix para aproximá-la do PT e da Petrobras.

As principais notícias da manhã no Brasil e no mundo (02/07):
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade