Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Detida em Israel, deputada Luizianne terá primeira visita consular após 40 horas incomunicável

Delegação brasileira está detida em centro prisional a 30 km da fronteira com o Egito

3 out 2025 - 14h41
(atualizado às 14h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A deputada Luizianne Lins (PT-CE) está há mais de 40 horas incomunicável após ser detida por Israel durante missão humanitária em Gaza. Nesta sexta-feira, 3, ela e os demais brasileiros receberão visita consular no centro de detenção de Ketziot, onde advogados também acompanham o caso.
Israel intercepta barco com Greta Thunberg e dez brasileiros a caminho de Gaza:

A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) permanece incomunicável há mais de 40 horas, desde que a Marinha de Israel interceptou em águas internacionais a embarcação que participava de uma missão humanitária com alimentos, medicamentos e próteses para o povo palestino na Faixa de Gaza.

Segundo o Itamaraty, a Embaixada do Brasil em Israel iniciará nesta sexta-feira, 3, visitas consulares à parlamentar e aos demais brasileiros detidos. Todos foram transferidos para o centro de detenção de Ketziot, localizado a cerca de 30 quilômetros da fronteira com o

Deputada Luizianne Lins (PT-CE) permanece detida em Israel e deve receber visita consular no centro de detenção de Ketziot.
Deputada Luizianne Lins (PT-CE) permanece detida em Israel e deve receber visita consular no centro de detenção de Ketziot.
Foto: Renato Araujo/Câmara dos Deputados

Governo acompanha situação da parlamentar 

O governo brasileiro informou que as visitas têm o objetivo de verificar a integridade física e a segurança dos cidadãos retidos. Advogados da missão humanitária também acompanham o caso e prestam assistência jurídica aos integrantes da delegação.

O último contato com a deputada ocorreu às 18h30 de 1º de outubro, pelo horário de Brasília. Ainda em 17 de setembro, ela havia encaminhado ao Itamaraty um ofício solicitando apoio diplomático e medidas de proteção. Um grupo de 37 deputados federais assinou documento pedindo ao governo federal providências para garantir a segurança da delegação.

Parlamentares também cobraram esforços adicionais para localizar dois brasileiros que seguem desaparecidos.

Já a Câmara dos Deputados, por meio da assessoria de imprensa, informou em nota que “a deputada Luizianne Lins encontra-se em missão oficial sem ônus para a Câmara dos Deputados no período de 30/08 a 05/10/25”.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade