Deputado que trocou socos no meio da rua dá detalhes do episódio: 'Não aprendi a abaixar a cabeça'
Renato Freitas é deputado estadual do Paraná pelo PT e viralizou em vídeo brigando com homem em Curitiba
O deputado Renato Freitas (PT-PR) se envolveu em uma briga após reagir a uma provocação de racismo na rua e declarou que não se orgulha do ocorrido, mas justificou sua reação como uma forma de resistência. A Assembleia Legislativa do Paraná recebeu representações por quebra de decoro contra ele.
O deputado estadual do Paraná Renato Freitas (PT) publicou um vídeo dando detalhes sobre a briga em que se envolveu na última quarta-feira, 19, e que viralizou nas redes sociais. Segundo Freitas, ele teria reagido de forma violenta a uma provocação de racismo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Infelizmente, o motivo foi o mesmo que fez eu brigar na rua desde que eu era criança. No ensino fundamental, no campinho, na rua. Racismo, humilhação, injúria, violência, agressão. Eu não aprendi a abaixar a cabeça", iniciou o deputado.
Freitas disse que não se orgulhava de ter brigado na rua e que também não gostaria de assumir uma posição de vítima. "Apenas sobrevivente", afirmou. Segundo o deputado, a briga começou quando ele atravessa a rua com uma amiga e um homem "tocou o carro em cima" deles.
"Atravessei a rua, olhei pelo vidro, ele já abaixou o vidro. Ele: 'Está olhando o quê, cara?'. Ele já começou a me xingar. Saiu do carro e veio para brigar; Daí, sorte que eu estava com o meu parceiro, meu assessor ali", continuou Freitas.
Ainda de acordo com o deputado, o homem estava filmando a cena e, por isso, ele não imaginava que dali começaria uma agressão. "Veio assim, bateu comigo de corpo, assim, de peito a peito. Tentou me dar um soco. E daí a briga começou, eu dei uns chutes nele, ele me deu um soco. Esse que quebrou o meu nariz, eu caí, levantei, fui até ele e continuei brigando até imobilizar ele", contou o petista.
Freitas afirmou que somente depois que ele imobilizou o homem as pessoas começaram a aparecer para separar a briga. A identidade do homem que brigou com Freitas não foi divulgada até o momento.
Em nota, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) informou no início da tarde de quarta-feira que havia recebido quatro representações por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Renato Freitas. "Os processos serão encaminhados ao Conselho de Ética, a instância competente para avaliar a responsabilidade e julgar a conduta do deputado", afirmou a Alep. Freitas é um dos membros do conselho.
