PUBLICIDADE

Política

Deputado estadual do PR morre em acidente de avião

Corpo de Bernardo Ribas Carli, de 32 anos, será velado na Prefeitura de Guarapuava, a partir das 8 horas desta segunda-feira (23)

23 jul 2018 - 11h59
(atualizado às 14h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB-PR), de 32 anos, morreu nesse domingo (22) em um acidente aéreo perto do município de Paula Freitas (PR), quase na divisa do Paraná com Santa Catarina. Segundo a Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros, a aeronave modelo Seneca prefixo PR-DMC caiu por volta das 11h30. 

Além do parlamentar, o piloto Laércio Tavares da Silva e o copiloto Luis Fernando Correia de Souza morreram. Ainda não há informações sobre o que teria causado a queda do avião. O tucano saiu de Guarapuava, onde nasceu e mantinha seu domicílio eleitoral, com destino a União da Vitória. Ele participaria da 62ª edição da Festa do Motorista, na mesma cidade, a convite do prefeito Santin Roveda.

Deputado Bernardo Ribas Carli faleceu no último domingo (22) em um acidente aéreo
Deputado Bernardo Ribas Carli faleceu no último domingo (22) em um acidente aéreo
Foto: Pedro de Oliveira/Alep e Sandro Nascimento/Alep / Divulgação

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp) informou que, diante da complexidade do acidente, foram deslocadas equipes de Curitiba do Instituto Médico Legal (IML), com odontologistas, para reforçar o trabalho de identificação. A Polícia Civil vai instaurar um inquérito policial, que tramitará paralelamente às apurações pelos órgãos da aviação Civil.

De família tradicional na política paranaense, Bernardo é filho de Fernando Ribas Carli, que foi prefeito de Guarapuava em três oportunidades, e irmão do ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho, condenado pelas mortes de dois jovens em um acidente de carro ocorrido em 2009. Era administrador de empresas e cumpria seu segundo mandato na Assembleia Legislativa (Alep). 

O velório acontece na Prefeitura de Guarapuava, a partir das 8h desta segunda-feira (23) e o velório será às 16h. "Bernardo e eu compartilhamos a mesma vocação e vínhamos construindo juntos, ao modo da nossa geração, uma parceria cujos resultados já se fazem presentes no grande momento que estamos vivendo em Guarapuava e em toda a região. Dá uma tristeza imensa vê-lo partir tão cedo, justo quando nos preparávamos para novos e ousados projetos", disse o prefeito da cidade, César Silvestri Filho.

Luto oficial

A Alep, o governo do Paraná e a Prefeitura de Guarapuava decretaram luto oficial de três dias. Segundo a assessoria de imprensa do Legislativo, entre os principais projetos aprovados pelo deputado estão o que garante aos doentes de câncer a isenção fiscal no Estado e o que reserva vagas para pessoas com deficiências na terceirização de serviços públicos. Outra lei de autoria de Carli é a que exige a identificação de membros de torcidas organizadas nos estádios de futebol.

A governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), informou que as bandeiras do Estado e do País ficarão a meio mastro em todas as repartições públicas. "Em nome dos paranaenses, o Governo do Estado manifesta o mais profundo sentimento de pesar e solidariedade aos familiares do parlamentar e dos demais ocupantes da aeronave acidentada", diz o comunicado.

A governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), informou que as bandeiras do Estado e do País ficarão a meio mastro em todas as repartições públicas
A governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), informou que as bandeiras do Estado e do País ficarão a meio mastro em todas as repartições públicas
Foto: Cassiano Rosário/Futura Press

"Conhecia o Bernardo desde pequeno, acompanhei o seu nascimento e toda a sua trajetória política, desenvolvida com talento e idealismo. Bernardo já brilhava e  iria brilhar muito mais, não tenho dúvidas. Sentirei muito a falta do sorriso contagiante, da alegria e da forma respeitosa como tratava as pessoas ao seu redor. Minha solidariedade à família Carli e às famílias dos profissionais que realizavam o voo", afirmou Cida.

O Diretório Estadual do PSDB soltou nota lamentando a morte do "atuante deputado". "Bernardo fazia parte de uma nova geração de políticos, que deixa como legado o trabalho sério, inovador e competente. Sempre defendendo os interesses de sua amada Guarapuava. O PSDB se solidariza com a família e amigos nesse duro momento".

O ex-governador Beto Richa (PSDB) e outras lideranças políticas se pronunciaram por meio das redes sociais. "Profundamente abalado com a notícia da trágica morte do amigo e jovem deputado Bernardo Ribas Carli. Que Deus, na sua imensa benevolência, conforte a família neste momento de grande dor. Eu e Fernanda sofremos juntos a ausência repentina do Bernardo, ao lado da sua família", escreveu Richa.

O ex-governador do Paraná, Beto Richa, também se pronunciou e lamentou a morte do deputado estadual Bernardo Ribas Carli
O ex-governador do Paraná, Beto Richa, também se pronunciou e lamentou a morte do deputado estadual Bernardo Ribas Carli
Foto: Ricardo Gurriti / Futura Press

"Triste com a notícia da morte do deputado Bernardo Ribas Carli. Tive a oportunidade de ser parlamentar ao lado dele em dois mandatos, sempre com uma relação mútua de respeito. Fica a lembrança de um jovem idealista e trabalhador. À família e amigos os nossos sentimentos", comentou o também deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB).

"Agradecemos imensamente o tempo que pudemos conviver com ele, que será sempre lembrado pelo profissionalismo, honestidade, lealdade, inteligência, competência e sensibilidade para lidar com as adversidades e conflitos humanos", completou o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alep, Nelson Justus (DEM).

Veja também:

No Rio, convenção oficializa candidatura de Jair Bolsonaro:
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade