Deputado Alberto Feitosa cobra governo federal após paralisação de 10 estações do Metrô em Recife
Na manhã desta quinta-feira, 28 de agosto, o deputado Coronel Alberto Feitosa usou a tribuna para comentar a paralisação do metrô na Linha Sul do Recife...
Na manhã desta quinta-feira, 28 de agosto, o deputado Coronel Alberto Feitosa usou a tribuna para comentar a paralisação do metrô na Linha Sul do Recife, que deixou parte da população sem transporte.
Um total de 10 estações foram fechadas, desde a manhã de ontem, por problemas na rede elétrica, levando cerca de 60 mil usuários a enfrentar filas nas estações de ônibus e se atrasarem para chegar ao trabalho.
"Trabalhadores do aeroporto, do shopping Recife e da região, além de estudantes foram prejudicados por mais essa suspensão do serviço que eles mesmos pagam para ter", ressaltou o parlamentar.
As estações fechadas foram: Cajueiro Seco, Prazeres, Monte Guararapes, Porta Larga, Aeroporto, Tancredo Neves, Shopping, Antônio Falcão, Imbiribeira e Largo da Paz.
"Já foi apontado pelo próprio assessor de comunicação da CBTU - Companhia que gerencia o Metrô - que o metrô está sucateado e já recebeu planilhas que foram apresentadas ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, mostrando a incompatibilidade dos recursos que são consumidos com o montante que é enviado pelo governo federal que prometeu investir e não investiu em manutenção, em troca de equipamentos fundamentais nem em contratação de funcionários. Aí o governo federal quer entregar essa batata quente na mão do governo de Pernambuco que diz que vai privatizar o metrô. Quem vai querer investir num equipamento sucateado desse?", indagou Feitosa.
O Metrô do Recife enfrenta, há anos, paralisações e problemas. Desde agosto de 2024, o sistema não funciona aos domingos por causa de obras de manutenção nas linhas Centro e Sul. Confira, abaixo, alguns casos recentes:
- 10 de junho de 2025: um incêndio atingiu um trem do Metrô do Recife, deixando os passageiros assustados. As chamas se espalhando na linha férrea embaixo de um vagão durante o embarque de usuários na Estação Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes.
- 16 de maio de 2025: devido à chuva, a linha a diesel de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) ficou interditada no trecho entre Marcos Freire e o Curado.
- 20 de junho de 2024: uma queda de energia provocou uma explosão num transformador e deixou os dois ramais da Linha Centro sem operação por 24 horas.
- 18 de junho de 2024: a Linha Sul ficou um dia sem funcionar por conta de um problema elétrico na rede aérea.
- 10 de junho de 2024: todas as estações da Linha Centro ficaram fechadas por causa de um problema na rede elétrica.
- 14 de abril de 2024: a Linha Sul parou de funcionar por um dia após um trem quebrar e causar um problema na rede elétrica do sistema.
- 11 de março de 2024: todas as estações da Linha Sul do Metrô do Recife ficaram fechadas devido a um problema na rede de energia.