PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Política

Defesa de Donadon pede que STF mantenha decisão da Câmara

Deputado foi absolvido pela Câmara dos Deputados, mas segue preso em Brasília após condenação no Supremo

27 set 2013 - 18h34
(atualizado às 18h39)
Compartilhar
<p>Donadon foi condenado a mais de 13 anos de prisão por peculato e formação de quadrilha</p>
Donadon foi condenado a mais de 13 anos de prisão por peculato e formação de quadrilha
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

A defesa do deputado federal Natan Donadon (sem partido -RO) pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) mantenha decisão da Câmara dos Deputados que absolveu o parlamentar no processo de cassação. Donadon foi condenado a mais de 13 anos de prisão pelo Supremo, por peculato e formação de quadrilha. Ele está preso na Penitenciária da Papuda, em Brasília, desde 28 de junho.

Em petição divulgada nesta sexta-feira, os advogados pediram que o plenário do STF anule decisão individual do ministro Luís Roberto Barroso, que suspendeu a decisão da Câmara. No dia 28 de agosto, a Casa, em votação secreta, absolveu Donadon no processo de cassação de mandato.

O advogado Michel Saliba de Oliveira defende a deliberação da Câmara dos Deputados por entender que a decisão final sobre a perda do mandato é da Casa.

A defesa também pediu que o regime de prisão de Donadon seja alterado para que o parlamentar possa exercer as atividades na Câmara, conforme decisão do plenário da Casa. "Se por um lado, a Constituição autoriza manutenção do mandato de parlamentar condenado criminalmente e exige que ele frequente um número mínimo de sessões, por outro, o regime de cumprimento da pena deve ser compatível com a deliberação do Legislativo", alegou o advogado. O STF ainda não definiu a data de julgamento pelo plenário da Corte.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade