Davi Alcolumbre condena ocupação do Congresso: 'alheio aos princípios democráticos'
Em nota, o presidente do Senado afirmou que realizará reunião de líderes para que as atividades sejam retomadas
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), classificou nesta terça-feira, 5, como "arbitrária, inusitada e alheia aos princípios democráticos" a ocupação das mesas diretoras do Congresso por parlamentares aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ato é um protesto contra a prisão domiciliar imposta a Bolsonaro pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Desde o início do dia, senadores e deputados da oposição ao governo Lula tomaram os assentos de onde são conduzidas as sessões da Câmara e do Senado, prometendo obstruir as votações enquanto suas demandas não forem atendidas. Entre os pedidos, estão a votação de um projeto que concede anistia a condenados pelos atos de 8 de Janeiro e a análise de um pedido de impeachment contra Moraes.
Em nota, Alcolumbre ressaltou que o Congresso "tem obrigações com o país na apreciação" de projetos "essenciais ao povo brasileiro" e fez um apelo à retomada do diálogo.
"Faço, portanto, um chamado à serenidade e ao espírito de cooperação. Precisamos retomar os trabalhos com respeito, civilidade e diálogo, para que o Congresso siga cumprindo sua missão em favor do Brasil e da nossa população", declarou.
O presidente do Senado também informou que convocará uma reunião de líderes partidários para buscar uma saída que permita o retorno das atividades legislativas. Segundo ele, o objetivo é que "o bom senso prevaleça" e que o Congresso volte a funcionar dentro da normalidade.
Confira a nota na íntegra:
"O Parlamento tem obrigações com o país na apreciação de matérias essenciais ao povo brasileiro. A ocupação das Mesas Diretoras das Casas, que inviabilize o seu funcionamento, constitui exercício arbitrário das próprias razões, algo inusitado e alheio aos princípios democráticos.
Faço, portanto, um chamado à serenidade e ao espírito de cooperação. Precisamos retomar os trabalhos com respeito, civilidade e diálogo, para que o Congresso siga cumprindo sua missão em favor do Brasil e da nossa população.
Realizarei uma reunião de líderes para que o bom senso prevaleça e retomemos a atividade legislativa regular, inclusive para que todas as correntes políticas possam se expressar legitimamente em sessões do Senado Federal e da Câmara dos Deputados."



-tocu8l550s36.jpg)
