PUBLICIDADE

Datena surge como ‘homem de TV’ capaz de ameaçar Bolsolula

Com Huck fora e Doria incerto, apresentador da Band pode conseguir o que impediram Silvio Santos de fazer em 1989

1 jul 2021 12h32
ver comentários
Publicidade

“Oh, me ajuda aí.” O bordão de Datena no Brasil Urgente seria um bom slogan de campanha a quem pretende se contrapor aos políticos tradicionais e à polarização entre direita e esquerda na corrida presidencial de 2022.

“Põe na tela”: Datena quer enfrentar Bolsonaro e Lula, a quem já criticou e elogiou
“Põe na tela”: Datena quer enfrentar Bolsonaro e Lula, a quem já criticou e elogiou
Foto: Presidência da República/Divulgação, Reprodução/TVT e Band/Divulgação (Fotomontagem: Blog Sala de TV)

De acordo com matérias, inclusive de IstoÉ, parceira do Terra, o apresentador da Band acertou filiação ao PSL, partido pelo qual Jair Bolsonaro se elegeu. Caso o vínculo se concretize, ele estará apto a disputar eleições.

O projeto seria lançá-lo candidato à Presidência da República no ano que vem, em disputa direta contra Bolsonaro e Lula. Ele seria o representante da tal ‘terceira via’ em oposição aos extremos no espectro político.

Nos últimos anos, Datena declinou de convites para disputar o governo de São Paulo e a prefeitura da capital paulista. Sagaz, o jornalista alimentou a expectativa em torno de seu nome até o limite do prazo para confirmar filiação e candidatura.

Politizado, ele sempre deu espaço ao meio político em seus programas de TV. Já agradou e desagradou tanto direitistas quanto esquerdistas. A depender do olhar de quem o analisa, pode ser rotulado conservador ou moderado.

Após a desistência de Luciano Huck, da Globo, de disputar o Planalto, e da incerteza sobre a candidatura do governador de SP João Doria (ex-apresentador na Band, Manchete, RedeTV! e Record), Datena poderá ser o primeiro ‘homem de TV’ confirmado naquela que promete ser a mais tensa eleição de todos os tempos.

A possível incursão do apresentador do Brasil Urgente na corrida presidencial de 2022 suscita lembrança da tentativa de outro famoso da televisão, Silvio Santos, de ser eleito para o mais alto cargo do Poder Executivo no País.

Em 1989, o dono do SBT chegou a aparecer no horário eleitoral gratuito. Em poucos dias, conquistou relevante apoio popular: 34% das intenções de voto. Ele deixou os políticos profissionais aterrorizados. Por questões burocráticas, sua candidatura foi impugnada antes do primeiro turno.

Silvio recebeu o então prefeito de São Paulo João Doria em seu programa dominical em junho de 2017. O veterano da comunicação comentou o motivo de ter tentado ser presidente: “A vaidade toma conta da gente”.

Se José Luiz Datena consolidar candidatura ao Planalto, ele será obrigado a se afastar da Band e ter enfrentamento direito com Ciro Gomes, outro candidato que tenta ser alternativa ao ‘Bolsolula’ (termo criado para determinar a polarização entre os principais líderes políticos do momento).
 

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Publicidade
Publicidade