Cela de Torres na Papudinha supera o tamanho de 85% dos apartamentos lançados este ano em SP
Ex-ministro da Justiça está preso no 19º Batalhão da Polícia Militar no Distrito Federal, presídio menor e mais controlado da Papupa
O ex-ministro Anderson Torres cumpre pena em uma cela no presídio Papudinha, no DF, maior que 85% dos apartamentos lançados em São Paulo em 2025, com 55 m² e condições superiores às demais unidades do complexo.
Condenado a 24 anos de prisão por participação no plano do golpe, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres está preso em uma cela maior que a maioria dos apartamentos lançados na cidade de São Paulo no primeiro semestre deste ano.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O ex-ministro cumpre pena no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (19º BPM), no Complexo Penitenciário da Papuda, conhecido como "Papudinha". A cela tem 55 m² e ainda tem área externa de 10,07 m², o que supera o tamanho de 85% dos apartamentos lançados na capital paulista.
Foram lançadas 61,1 mil unidades residenciais em São Paulo de janeiro a junho, de acordo com dados do Secovi-SP. Destas, 60% (36,3 mil) tinham entre 30 m² e 45 m², e 25% (15,2 mil) tinham menos de 30 m².
Por que o ministro está na Papudinha?
Além de ministro durante a presidência de Bolsonaro, Torres era o Secretaria de Segurança do DF durante os ataques de 8 de janeiro. Sendo assim, como detento, ele tem direito às chamadas salas de Estado-Maior, localizadas no Núcleo de Custódia da Polícia Militar (NCPM).
Trata-se de um presídio menor, com mais controle administrativo e em melhores condições, quando comparado com o restante das unidades que formam o conjunto.
A edificação, com capacidade para 60 encarcerados, é composta por oito alojamentos coletivos, que incluem banheiro com box, chuveiro, cozinha, lavanderia, quarto e sala.
Reformadas em 2020, as celas são individuais, ventiladas e limpas diariamente. Nelas, os presos recebem itens de cama, mesa, banho e higienização pessoal, além de vestuário protocolar. É permitido o acesso a televisores e ventiladores.
O complexo também conta com área destinada às práticas esportivas, incluindo pista para caminhadas. O atendimento médico é regular e visitas, incluindo as íntimas, estão previstas para acontecer duas vezes por semana, conforme a legislação.
Torres é o único dos oito réus condenados por integrar o núcleo acusado por tentativa de golpe de Estado, ao final de 2022 e começo de 2023, a cumprir pena no Complexo Penitenciário da Papuda.
