PUBLICIDADE

Bolsonaro

Bolsonaro reclamou de 'perseguição política' ao ser avisado sobre operação da PF, diz TV

Polícia Federal investiga uso ilegal de sistema de geolocalização feito pela agência de inteligência durante o governo do ex-presidente

20 out 2023 - 16h33
(atualizado às 17h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Bolsonaro foi avisado logo cedo de operação da PF e reclamou de “perseguição política”, diz TV
Bolsonaro foi avisado logo cedo de operação da PF e reclamou de “perseguição política”, diz TV
Foto: Agência Pública

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)  foi avisado por telefone sobre a operação da Polícia Federal (PF), que investiga o uso ilegal de sistema de geolocalização por parte da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Em ligação com um de seus advogados, assim que as primeiras notícias começaram a circular, Bolsonaro reclamou que a ação seria uma "perseguição política". As informações são da CNN Brasil.

Bolsonaro foi informado da operação quando estava a caminho do aeroporto, para cumprir agenda organizada pelo PL em Belém, no Pará, nesta sexta-feira, 20. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também participa do evento.

A estratégia da equipe do ex-presidente, segundo a emissora, é argumentar que a compra do programa espião, FirsMile, não foi feita durante o governo dele, mas, sim, na gestão Michel Temer. No começo do dia, a PF realizou operação para investigar se a ferramenta foi utilizada de forma irregular, entre dezembro de 2018, quando foi adquirida, até 2021, momento no qual deixou de ser utilizada pela Abin.

Segundo a PF, o monitoramento ilegal ocorreu com mais intensidade neste último ano, pouco antes da pré-campanha para as eleições municipais, monitorando também celulares de pessoas que frequentavam o Supremo Tribunal Federal (SFT), ao longo de vários meses. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade