PUBLICIDADE

Rastreamento ilegal de celulares feito pela Abin incluiu uso eleitoral e 'cerco ao STF', diz TV

Policiais federais prenderam dois servidores da agência em operação para investigar uso ilegal de sistema de geolocalização

20 out 2023 - 11h15
(atualizado às 11h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Polícia Federal realiza nova operação contra policiais civis do RJ por tráfico de drogas
Polícia Federal realiza nova operação contra policiais civis do RJ por tráfico de drogas
Foto: Divulgação/PF

O esquema ilegal de rastreamento de celulares realizado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira, 20, foi empregado de forma "sistemática" durante o período eleitoral e para estabelecer um "cerco ao STF (Superior Tribunal Federal)".

De acordo com informações fornecidas à TV Globo por investigadores envolvidos no caso, a espionagem eletrônica monitorou "centenas de celulares" de pessoas que frequentavam o STF ao longo de vários meses.

Além dos servidores do tribunal, foram submetidos a monitoramento advogados, policiais, jornalistas e até mesmo os ministros. A investigação identificou 33 mil acessos à localização telefônica dos mais diversos alvos.

Para evitar deixar vestígios, o grupo batizado como a "gangue Abin de rastreamento" apagou a grande maioria dos registros de acesso de seus computadores. Até agora, a PF conseguiu identificar apenas cerca de 1,8 mil dos 33 mil acessos ilegais.

A lista de alvos inclui um indivíduo com o mesmo nome do ministro Alexandre de Moraes, o que, de acordo com os investigadores, levanta suspeitas de que o magustrado possa ter sido alvo do esquema ilegal.

O sistema First Mile, utilizado pela Abin, fornece informações apenas sobre a localização dos celulares, sem permitir o acesso ao conteúdo dos aparelhos ou às mensagens enviadas.  Os investigadores estão investigando a possibilidade de que outros sistemas mais sofisticados possam ter sido utilizados em conjunto para acessar esses conteúdos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade