PUBLICIDADE

Guilherme Mazieiro

Quem são os servidores da Abin presos na operação da Polícia Federal

Foram presos preventivamente os oficiais de inteligência Rodrigo Colli e Eduardo Arthur Izycki, ambos servidores de carreira da Abin

20 out 2023 - 11h54
(atualizado às 13h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Sede da Abin, em Brasília
Sede da Abin, em Brasília
Foto: Veja

A operação da Polícia Federal deflagrada nesta sexta-feira, 20, prendeu preventivamente dois servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). São eles: os oficiais de inteligência Rodrigo Colli, que trabalha na área de Contrainteligência Cibernética do órgão e Eduardo Arthur Izycki. Ambos são servidores de carreira com curso superior. A operação Última Milha corre em sigilo, os nomes foram revelados à coluna por uma fonte com acesso à Abin.

Os policiais investigam um suposto uso indevido de sistema de geolocalização de dispositivos móveis sem a devida autorização judicial por servidores. Na prática, a PF tenta descobrir se havia um esquema de espionagem de celulares ilegal dentro da Abin, durante o governo Jair Bolsonaro (PL).

A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que determinou o cumprimento de mais 25 mandados nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás e no Distrito Federal. Moraes determinou também o afastamento do cargo de diretores atuais da Abin. A investigação pediu autorização a Moraes, pois é parte do inquérito das fakenews, que corre no STF.

A coluna não conseguiu contato com as defesas de Izycki e Colli. O espaço está aberto para manifestação. A Casa Civil, órgão ao qual está vinculada a Abin, não se manifestou sobre a operação.

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade