Bolsonaro: como funciona a tornozeleira eletrônica? É a prova d´água?
Ex-presidente foi alvo de operação da Polícia Federal e está proibido de usar redes sociais
A Polícia Federal realizou operação contra Jair Bolsonaro, de 70 anos, nesta sexta-feira, 18, ordenada por Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e, além da ordem de busca e apreensão na casa dele de Brasília, foi determinado o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de uso das redes sociais e restrições de comunicação e movimento.
O ex-presidente disse que o objetivo é de "suprema humilhação". "Nunca pensei em sair do Brasil. Nunca pensei em ir para uma embaixada. No meu entender, objetivo [das cautelares] é uma suprema humilhação", desabafou. O uso da tornozeleira eletrônica por Bolsonaro despertou curiosidade.
Como ela funciona? Dá para tomar banho?
A tornozeleira eletrônica funciona por meio do sistema de GPS, que calcula em tempo real a localização geográfica da pessoa e envia as informações para o centro de dados interligado à Unidade Gestora de Monitoração Eletrônica
Esse monitoramento ocorre por 24 horas durante os sete dias da semana. Se a pessoa sair do perímetro permitido, o sistema sinaliza e o setor encarregado é acionado imediatamente.
A tornozeleira não pode ser removida e deve permanecer no corpo do monitorado durante o período definido judicialmente. Quando a bateria está fraca, o aparelho vibra e apita sinalizando que é necessário fazer a recarga.
Pode molhar a tornozeleira eletrônica?
A tornozeleira eletrônica é um equipamento a prova d´agua. Por isso, Bolsonaro poderá tomar banho usando o acessório na perna e até mergulhar em piscina de até dois metros de profundidade.
Como recarregar a tornozeleira eletrônica?
Para recarregar a tornozeleira eletrônica basta encaixar o carregador no equipamento e depois na tomada e aguardar o tempo necessário para que a carga
esteja completa.
Bolsonaro terá a obrigação de manter a tornozeleira eletrônica carregada todos os dias.
Dá choque?
O dispositivo tem mecanismos de proteção contra choques ou superaquecimento. O aparelho tem ainda recursos que impedem que a recarga seja feita de maneira imprópria, para prevenir qualquer dano à integridade física do monitorado ou danos ao equipamento.