Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Beto Richa renuncia e já inicia campanha ao governo do PR

30 mar 2010 - 16h56
(atualizado às 19h13)
Compartilhar
Roger Pereira
Direto de Curitiba

O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), renunciou ao cargo nesta terça-feira para se desincompatibilizar e poder disputar o governo do Paraná nas eleições de outubro. Cumprindo um ano e três meses do seu segundo mandato, Beto deixa a prefeitura para seu vice, Luciano Ducci (PSB).

Beto Richa acena ao anunciar candidatura para as eleições estaduais
Beto Richa acena ao anunciar candidatura para as eleições estaduais
Foto: Roger Pereira / Especial para Terra

"Sair da prefeitura foi uma decisão difícil. Seria mais fácil me acomodar nos mais de 80% de aprovação popular conferidos à nossa gestão. Tenho a consciência do dever cumprido e estou certo de que o doutor Luciano Ducci seguirá com entusiasmo e competência", afirmou.

Questionado sobre o compromisso assumido na campanha de reeleição de cumprir os quatro anos de mandato e sobre a possibilidade de ser chamado de traidor por seus adversários, Beto voltou a se apegar nas pesquisas. "Meu compromisso é com meus eleitores e mais de 70% da população de Curitiba me quer governador do Estado. Então esse discurso dos meus adversários não cola. Não impus meu nome, atendi aos apelos. Quem poderia sentir-se traído foi quem me fez aceitar o desafio de ser candidato a governador", disseu.

Ao tomar a decisão de renunciar à prefeitura, Beto assume o risco de, se perder a eleição para o governo, ficar afastado por alguns anos da vida pública. "Será disputa acirrada, não será fácil, mas estamos reunindo boas condições para sairmos vencedores. Só avaliarei depois o que farei caso não seja eleito, pois não está nos meus planos perder a eleição", disse.

Com mais de 70% de intenções de voto na capital, Beto quer tornar-se mais conhecido no interior do Estado, onde seus principais adversários, Osmar Dias (PDT) e Orlando Pessuti (PMDB), têm base eleitoral. "A prioridade inicial de nossa agenda será a visita a pequenas cidades, onde não sou tão conhecido. Vou lá me apresentar, mostrar o que fiz por Curitiba e o que posso fazer pelo Estado".

O novo prefeito disse que assume com a responsabilidade de manter os altos índices de aprovação da administração municipal. Prometeu seguir o plano de governo de Beto Richa e disse que só fará alteração no secretariado nos casos de desligamento por conta das eleições. Deixar a prefeitura com o PSB, partido da base do governo Lula e com pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes, foi apontado como um risco calculado corrido pelo PSDB, mas Ducci prometeu fidelidade. "Meu compromisso é com Beto Richa, estarei com ele no palanque em que ele estiver", afirmou.

Após a renúncia, Beto Richa reuniu cerca de cinco mil correligionários para um almoço de oficialização da pré-candidatura, com a presença do presidente nacional tucano, senador Sérgio Guerra. "O Paraná tomou a decisão acertada. Beto é o nosso candidato e vai ganhar a eleição com total apoio do PSDB nacional", disse. A presença de Guerra desfaz o boato de que a direção nacional do partido pudesse interferir no Paraná em favor da pré-candidatura do senador Alvaro Dias, derrotado numa pré-convenção realizada pelo diretório estadual.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra