BA: Lula vai a Salvador para participar de comício de Pellegrino
- Lucas Esteves
- Direto de Salvador
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcará em Salvador na próxima sexta-feira para participar do comício de seu companheiro de partido e candidato à Prefeitura de Salvador, Nelson Pellegrino (PT). Os dirigentes do partido encaram a visita de Lula como uma maneira de ¿incendiar¿ a militância petista na cidade em busca do almejado segundo turno.
Veja o cenário eleitoral nas capitais
Veja quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras
De acordo com o PT local, Lula irá até a Praça Castro Alves e deve começar seu pronunciamento às 19h. O local é, desde as eleições de 2010, o ponto de encontro de comícios petistas em Salvador, em substituição ao Farol da Barra. Além de Lula, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), confirmou presença. A participação das duas lideranças é considerada fundamental para fortalecer a candidatura de Pellegrino na capital e garantir a presença do deputado federal no segundo turno da disputa, na avaliação dos dirigentes do partido.
Atualmente, o petista é o segundo candidato com maior expectativa de votos segundo as pesquisas eleitorais realizadas até agora. O mais recente levantamento realizado pelo Ibope sobre o cenário na capital baiana apontou ACM Neto (DEM) como o preferido do eleitorado, com 40% de intenção de votos, seguido de Pellegrino, com 16%.
De acordo com o próprio Pelegrino, a histórica votação numerosa do ex-presidente em Salvador é um grande indicativo de que sua presença no palanque possa converter indecisos em votos para o PT e também causar um efeito positivo na campanha e provocar a segunda etapa do pleito.
Feira de Santana pode entrar no roteiro do ex-presidente
Salvador não é a única cidade que deverá receber a visita de Lula em favor de um candidato petista. O ex-presidente está cotado para aparecer, também na sexta-feira, em Feira de Santana, segunda maior cidade do Estado, para apoiar deputado estadual Zé Neto (PT), que tem a difícil missão de buscar um segundo turno contra o ex-prefeito Zé Ronaldo, cuja intenção de voto alcança 80% de preferência, de acordo com as pesquisas mais recentes.