Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Ato contra anistia e PEC da Blindagem leva 42,4 mil pessoas à Paulista, e 41,8 mil a Copacabana

Público em São Paulo é semelhante ao da manifestação de 7 de Setembro deste ano, que reuniu 42,2 mil apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro no mesmo local; no Rio, na região onde ocorrem atos bolsonaristas, número também foi similar

21 set 2025 - 17h31
(atualizado às 19h00)
Compartilhar
Exibir comentários

A manifestação convocada por governistas contra a PEC da Blindagem e o projeto de anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado, neste domingo, 21, reuniu 42,4 mil pessoas na Avenida Paulista, segundo cálculo do Monitor do Debate Político do Cebrap/USP e da ONG More in Common. Em Copacabana, no Rio, o público foi de 41,8 mil pessoas.

Manifestação contra anistia e PEC da Blindagem na Praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro
Manifestação contra anistia e PEC da Blindagem na Praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro
Foto: Pedro Kirilos/Estadão / Estadão

Segundo o monitor, o número em São Paulo é semelhante ao da manifestação pró-anistia de 7 de setembro de 2025, convocada pelo pastor Silas Malafaia, que reuniu 42,2 mil manifestantes.

A manifestação do início do mês marcou uma recuperação de parte da presença bolsonarista nas ruas após a imposição de medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em junho, em outra manifestação de apoio ao ex-presidente, 12,4 mil pessoas compareceram à Paulista.

O ato deste domingo na Paulista superou ainda a última manifestação de apoiadores do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que reuniu 8,8 mil pessoas, também no 7 de Setembro deste ano.

O levantamento sobre o número de manifestantes no ato deste domingo na Avenida Paulista tem margem de erro de 12% e apontou um público, no momento de pico, que ficou entre 37,3 mil e 47,5 mil participantes. A contagem foi feita a partir de fotos aéreas analisadas com software de inteligência artificial.

No Rio, a manifestação ocorreu num local onde tradicionalmente ocorrem as manifestações de bolsonaristas. Em geral, os atos ligados à esquerda são convocados para o centro da cidade.

Com shows de artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Djavan, a ideia foi alcançar mais pessoas em comparação com atos de apoiadores de Jair Bolsonaro.

Com a margem de erro de 12%, o cálculo aponta um público, no momento de pico, entre 36,8 mil e 46,8 mil participantes. A contagem também foi feita a partir de fotos aéreas analisadas com software de inteligência artificial.

No 7 de Setembro, os bolsonaristas reuniram, também conforme a contagem de público do Monitor do Debate Político no Meio Digital, 42,7 mil pessoas no ato pró-anistia.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade