PUBLICIDADE

Política

Araújo diz que OMS tem problemas “de gestão e transparência"

Ex-chanceler revelou que partiu dele a orientação de apoiar os EUA nas críticas contra a organização

18 mai 2021 - 17h12
(atualizado às 17h19)
Compartilhar
Exibir comentários
À mesa, ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo
À mesa, ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo
Foto: Leopoldo Silva / Agência Senado

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid do Senado, nesta terça-feira, 18, o ex-chanceler Ernesto Araújo afirmou que partiu dele a orientação para que o governo brasileiro tivesse sido o único a apoiar declarações do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na ocasião, uma resolução debatida por um dos comitês da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) reconhecia a importância do organismo no combate à emergência sanitária global do novo coronavírus. Em uma contraproposta, os Estados Unidos, que haviam rompido com a OMS, queriam retirar essa parte do documento.

“Partiu de mim a orientação de agir nesse sentido e em outros sentidos, não para contestar a importância da OMS, mas para que nada fosse interpretado como uma carta branca para a OMS, no momento em que já se haviam identificado várias idas e vindas daquela organização”, disse.

Araújo acrescentou que o fundamento diplomático para a decisão foi a necessidade de que um organismo internacional da importância da OMS tivesse “transparência e eficiência nas suas decisões”.

“A OMS - isto está documentado -, em vários momentos, voltou atrás em orientações, em percepções, em diferentes recomendações a respeito da pandemia, e nós achamos que isso precisaria ser avaliado e que não se deveria simplesmente colocar um pano em cima disso, e essa frase poderia levar a isso”, explicou.

Outro ponto destacado pelo ex-chanceler Araújo aos senadores foi que não só o Brasil, mas outros países têm defendido uma reforma na OMS. O diplomata entende que a pandemia é "o maior teste" pelo qual a organização já passou e que, embora não haja "má-fé" na instituição, ela tem problemas de "gestão e transparência".

* Com informações da Agência Brasil

Assista ainda:

CPI da Covid vai questionar Ernesto sobre China e filhos de Bolsonaro:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade