Alexandre Padilha diz que ministros de Lula apoiam Davi Alcolumbre para presidência do Senado
O ministro disse que o governo apresentará uma lista de projetos prioritários a Alcolumbre, que é favorito na disputa pela chefia da Casa Alta
BRASÍLIA - O ministro das Relações das Relevantes Institucionais, Alexandre Padilha, disse na manhã deste sábado, 1º, no Senado, que os ministros do governo apoiam a eleição de Davi Alcolumbre (União-AP) para a presidência da Casa. A votação será mais tarde neste sábado. Padilha falou logo depois de deixar a sala da liderança do governo na Casa Alta, onde os ministros que temporariamente retornaram A seus mandatos para votar ficam reunidos.
Padilha agradeceu o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que deixa o cargo neste sábado. Disse que ele foi fundamental para "salvar a democracia" e para aprovar os projetos do governo.
O ministro disse que o governo apresentará a Alcolumbre uma lista de projetos prioritários. Mencionou o programa Acredita Exportação e a PEC para restringir a participação de militares em eleições. Também citou um Plano Nacional de Educação para os próximos anos e um projeto para proteger crianças, negócios e pessoas em geral de crimes em ambiente digital.Como mostrado pelo Estadão/Broadcast, a articulação do governo Lula avalia que a eleição de Alcolumbre para a presidência do Senado pode criar um clima de negociação permanente entre o parlamentar e o governo em relação às pautas a serem aprovadas. É esperada, por exemplo, maior disputa por espaços do que houve na gestão de Pacheco.