PUBLICIDADE

Política

Agora temos diálogo muito produtivo, diz embaixador da China

Tensões diplomáticas entre os países marcaram a passagem do ex-chanceler Ernesto Araújo

28 abr 2021 - 10h53
(atualizado às 11h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Após as tensões diplomáticas entre os países que marcaram a passagem do ex-chanceler Ernesto Araújo pelo ministério das Relações Exteriores, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, disse nesta quarta-feira, 28, que o gigante asiático voltou a ter uma interlocução fluida e produtiva após a posse de Carlos França no Itamaraty.

Vista externa do Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF) 
30/04/2014
REUTERS/Ueslei Marcelino
Vista externa do Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF) 30/04/2014 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

Ao participar de uma "live" transmitida pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), Yang Wanming informou que, em conversa por telefone com Carlos França, ambos manifestaram o interesse em prosseguir na parceria das vacinas - o imunizante chinês Coronavac é o mais aplicado no Brasil -, assim como em proteger as relações bilaterais.

"Acabei de ter uma ligação telefônica com o chanceler Carlos França e manifestamos o mesmo desejo de continuar nossa parceria das vacinas e proteger um ambiente saudável e amigável das relações bilaterais. Agora temos um diálogo muito fluido e produtivo com o Itamaraty", afirmou o embaixador chinês.

Durante sua fala, Wanming destacou que a China considera ter no Brasil, com quem forma uma das mais "maduras e estáveis relações entre potências emergentes", um parceiro prioritário no enfrentamento da pandemia.

"A parte chinesa vai seguir honrando o compromisso de tornar as suas vacinas um bem público global, dando todo apoio a seu alcance para o Brasil combater a covid-19", afirmou o embaixador.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade