PUBLICIDADE

Polícia

SP: PM quer identificar com coletes jornalistas em protestos

Coronel admitiu que coletes azuis são forma de evitar agressões de PMs contra os profissionais, além de identificar manifestantes disfarçados

13 fev 2014 - 14h30
(atualizado às 16h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Os próximos protestos que acontecerem na cidade de São Paulo contarão com coletes de identificação para jornalistas distribuídos pela Polícia Militar. Os coletes já foram comprados e têm um número de identificação que o associará ao nome do profissional e do veículo previamente cadastrado.

A informação foi divulgada pelo comandante-geral da PM de São Paulo, coronel Benedito Meira, nesta quinta-feira –data em que foi velado e cremado, no Rio, o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade, 49, morto depois de ser atingido por um rojão durante a cobertura de um protesto na capital fluminense.

Segundo Meira, os coletes, na cor azul e com faixas refletivas, serão semelhantes aos já usados por repórteres, cinegrafistas e fotógrafos em estádios de futebol, durante a cobertura de jogos, diante da identificação prévia do profissional com nome, documento de identificação e veículo. Ao fim do protesto, o colete terá que ser devolvido.

Indagado se o colete é uma forma de evitar que policiais atirem ou agridam jornalistas –como ocorrido, em diversas oportunidades, nas manifestações de 2013 --, o comandante admitiu que sim. Mas ressalvou: “O principal objetivo da medida é que muitas pessoas se intitulam jornalistas ou repórteres nessas manifestações e não são: são, na verdade, adeptos de grupos violentos e que dão informações a seus integrantes e até fornecem equipamentos a eles”, disse o coronel, sem entrar em detalhes.

O colete não é balístico. “Trata-se de um colete bem simples, bem fácil de colocar, sem nenhum tipo de problema”, afirmou Meira.

Protesto contra a Copa dia 22

O próximo protesto marcado via Facebook e que acontece em São Paulo será, a exemplo do realizado no dia 25 de janeiro, contra a realização da Copa do Mundo no Brasil. O ato está marcado para o próximo dia 22 na Praça da República, região central da cidade. Até esta quinta, quase 11 mil pessoas haviam confirmado presença no evento na página do protesto.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade