PUBLICIDADE

Polícia

SP: comunidade de jovem morto por PM tem toque de recolher

28 out 2013 - 18h12
(atualizado às 18h12)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Comerciantes da Vila Medeiros, na região do Jaçanã, zona norte de São Paulo, tiveram que fechar as portas nesta segunda-feira</p>
Comerciantes da Vila Medeiros, na região do Jaçanã, zona norte de São Paulo, tiveram que fechar as portas nesta segunda-feira
Foto: Edu Silva / Futura Press

Comerciantes da Vila Medeiros, na região do Jaçanã, zona norte de São Paulo, tiveram que fechar as portas nesta segunda-feira, após o protesto contra a morte de um jovem alvejado por um policial militar. Segundo a agência Futura Press, um toque de recolher foi dado a todos os moradores da comunidade.

A Polícia Militar segue circulando pela região, para evitar novas manifestações. Na noite de ontem, após a morte de Douglas Martins Rodrigues, 17 anos, moradores atearam fogo em três ônibus e em um automóvel. A revolta teve início por volta das 19h40, na avenida Mendes da Rocha.

De acordo com a Polícia Militar, na tarde do domingo vários policiais foram ao bairro Jaçanã para atender um incidente, quando, após tentar revistar dois suspeitos, houve um "disparo acidental" que atingiu o adolescente Douglas no tórax, por volta das 14h30. O jovem foi socorrido e levado ao Hospital Jaçanã, onde morreu, e o PM responsável pelo disparo, Luciano Pinheiro Bispo, 31 anos, foi preso "acusado de flagrante delito por homicídio culposo".

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), testemunhas afirmaram na delegacia que o tiro pareceu acidental, já que apenas um disparo foi feito. A arma do PM foi apreendida e a perícia realizada no local. O policial foi encaminhado ao presídio militar Romão Gomes. 

O caso foi registrado no 73º Distrito Policial (Jaçanã), mas encaminhado ao 39 DP (Vila Gustavo), onde será investigado. 

Morte causa protesto na região

Revoltados, os moradores protestaram em vários pontos da região da Vila Medeiros. No total, três ônibus foram depredados, mais três coletivos e dois veículos, queimados; uma viatura da PM teve vidros quebrados e duas agências bancárias foram depredadas. O fogo em um dos ônibus atingiu a rede elétrica, interrompendo o fornecimento na região. O protesto só terminou por volta das 4h desta segunda-feira.

Além dos veículos incendiados, os manifestantes bloquearam ruas da região com entulho. Três viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas à região para controlar os focos de incêndio.

Por volta das 20h, policiais da Força Tática da PM chegaram ao local para dispersar os manifestantes, fazendo uso de gás lacrimogêneo e balas de borracha. Às 21h40, de acordo com a PM, a situação havia sido controlada e a manifestação era pacífica.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade