Policiais de SP realizam curso antissequestro na Colômbia
Policiais dos 3º e 4º Batalhões de Choque de São Paulo participaram da nona verão internacional do Curso Antissequestro e Atinextorsão (Canti) que aconteceu na Colômbia, na cidade de Cibaté, a 35 km da capital Bogotá. O treinamento, oferecido pela Polícia Nacional da Colômbia e ministrado em 320 horas, foi organizado pelo Gaula, uma unidade de elite criada exclusivamente para prevenção de sequestro e extorsão.
Em 55 dias de treinamento, policiais brasileiros e membros das forças de segurança de oito países participaram do curso, que teve aulas práticas e teóricas. Os alunos tinham que acordar diariamente às 5h e encarar um banho frio. Muitos tocaram o sino da desistência - dos 35 inscritos, apenas 16 concluíram o curso. Durante o dia, os policiais participavam de aulas onde aprendiam sobre armas como o fuzil Barret.50 - que atinge o alvo a 3 km -, pistolas Glock 9 mm, ou Glock 17, e espingarda calibre 12.
Segundo o comandante do 4º Batalhão de Choque, tenente coronel Nivaldo Restivo, o treinamento será repassado para outros integrantes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da PM.