PUBLICIDADE

Polícia

PF faz operação contra tráfico de drogas no DF e em MT

Dados reforçam a ideia de que o DF é um mercado de interesse para o tráfico, uma vez que a região tem consumidores com alto poder aquisitivo

9 dez 2014 - 10h00
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Federal (PF) realiza nesta terça-feira a Operação Conexão Descoberto. Durante as ações estão sendo cumpridos, no Distrito Federal e em Mato Grosso, 22 mandados judiciais expedidos pela Comarca de Santo Antônio do Descoberto (GO), sendo 11 de prisão preventiva, 10 de busca e 1 de condução coercitiva contra integrantes de uma organização criminosa.

De acordo com a PF, a operação tem o objetivo de combater o tráfico interestadual de drogas e vem sendo desenvolvida há cerca de cinco meses. As ações policiais feitas ao longo do ano resultaram na apreensão de aproximadamente 150 kg de cocaína, além de veículos, armas e munições. A quadrilha costumava transportar a droga por via terrestre para Distrito Federal, Goiás, Bahia e Piauí em fundos falsos de caminhonetes.

A Justiça determinou ainda o sequestro de bens móveis, imóveis e o bloqueio de contas. Segundo a Polícia Federal, a estratégia de combate ao narcotráfico tem por objetivo "descapitalizar a quadrilha, desmotivando e enfraquecendo o tráfico".

Ano recorde de apreensões

Ao longo de 2014, a PF no Distrito Federal apreendeu mais de 700 kg de drogas, aproximadamente 500 kg só de cocaína. Em ações conjuntas feitas em outras unidades, foram apreendidas mais 14 toneladas de drogas, o que fez com que 2014 tenha sido considerado um ano recorde de apreensões.

Também foi grande a apreensão de armas de fogo e de munições. Foram apreendidas mais de 50 armas de fogos ao longo de 2014. Os dados obtidos ao longo das investigações reforçam a ideia de que o DF é um mercado de interesse para o tráfico, uma vez que a região tem consumidores com alto poder aquisitivo.

Ao longo deste ano, ações que resultaram na apreensão de sementes de maconha e de alguns “pés” da planta também chamaram a atenção. Em uma das ações, acabou preso um empregado da CEF que cultivava a droga em seu apartamento. Vale ressaltar que a importação de sementes de maconha é uma conduta enquadrada como tráfico de drogas.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade