Operação contra de lavagem de dinheiro do tráfico visa esquema envolvendo transporte de drogas em ambulâncias
Mandados de busca e apreensão são cumpridos no Rio, São Paulo, Paraná, Amazonas e Mato Grosso
Uma operação contra um esquema de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas envolvendo transporte de entorpecentes em ambulâncias foi deflagrada na manhã desta sexta-feira, 6, pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Há mandados de busca e apreensão em cinco estados.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), os mandados são para alvos no Rio, São Paulo, Paraná, Amazonas e Mato Grosso.
As autoridades informaram que o principal alvo é um empresário da área da saúde, que utilizava ambulâncias para fazer o transporte dos entorpecentes, mas não revelaram sua identidade. No entanto, segundo a TV Globo, trata-se de Alex Evangelista Mendes Silva, responsável por duas empresas do ramo.
Segundo a Polícia Civil, o esquema foi descoberto em uma ação policial, em 2021, quando um dos veículos dele foi flagrado na Rodovia Presidente Dutra com meia tonelada de maconha. A droga seria levada para comunidades da Zona Sul da capital fluminense.
As investigações apuraram que no período de um ano, entre 2020 e 2021, o suspeito movimentou mais de R$ 6,4 milhões, e que a quantia seria incompatível com seu patrimônio e atividade econômica.
Foi descoberto também que a rede de empresas e pessoas ligadas à Evangelista formavam um complexo esquema de lavagem de dinheiro, com ramificações em vários estados. A Polícia ainda aponta que diversas transações suspeitas, envolvendo pessoas com capacidade financeira também incompatível, sugerem o uso de “laranjas” para mascarar as operações criminosas.
O Terra não localizou a defesa de Alex Evangelista Mendes Silva até o momento. O espaço permanece aberto para manifestações.