MP denuncia 4 acusados de abater helicóptero da PM no Rio
O Ministério Público denunciou e pediu a prisão preventiva, nesta quarta-feira, de quatro traficantes acusados de envolvimento no tiroteio ocorrido no Morro dos Macacos, no Rio de Janeiro, em outubro do ano passado. Na ocasião, um helicóptero da Polícia Militar foi derrubado por supostos em um campo de futebol da comunidade do Sampaio, matando três policiais. O piloto conseguiu escapar. O órgão pediu à polícia mais investigações sobre o envolvimento de outros 22 suspeitos.
O confronto teria iniciado quando traficantes do morro São João tentaram invadir o morro dos Macacos para tomar os pontos de venda de drogas do local, provocando intenso tiroteio. Pelo menos 25 pessoas morreram nos confrontos. Além disso, oito ônibus foram queimados. Acusados de envolvimento na tentativa de invasão, sete presos que cumpriam pena em presídios do Estado foram transferidos para presídios federais de segurança máxima.
Foram denunciados por triplo homicídio qualificado, seis tentativas de homicídio qualificado e associação armada para o tráfico de drogas: Fabiano Atanásio da Silva, conhecido como FB, Leandro Domingos Berçot, o Lacoste, Luiz Carlos Santino da Rocha, o Playboy, e Magno Fernando Soeiro Tatagiba de Souza, o Magno da Mangueira. Um quinto suspeito, Michel Carmo de Carvalho, morreu antes do fim das investigações.
De acordo com a denúncia apresentada pelo promotor de Justiça Eduardo Rodrigues Campos, a invasão foi liderada por FB, para tomar os pontos de venda de drogas dominados por uma facção criminosa rival.
Por considerara que não provas suficientes sobre o envolvimento dos demais acusados, o MP pediu à 25ª DP que prossiga com as investigações sobre os suspeitos: Alexander Mendes da Silva, André Anchieta Duarte, Davi Moraes de Sá, Edilson Lourenço de Azevedo, Eliseu Felício de Souza, Emerson Ventapane da Silva, Fábio Gonçalves da Silva, Franklin Gomes dos Santos, Ilan Nogueira Sales, Luciano Martiniano da Silva, Luiz Augusto Oliveira de Farias, Luiz Cláudio Machado, Marcelo da Silva Soares, Marco Antônio da Silva Pereira, Paulo Rogério de Souza Paz, Regis Eduardo Batista, Ricardo Adão Amorim, Ricardo Severo, Sandra Helena Ferreira Gabriel, Sandro Batista Rodrigues, Tassio Fernando Faustino e Welington Fernandes de Freitas.