Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

Publicidade

Flávio Bolsonaro é alvo de pedido de perda de mandato e corte de salário após viagem aos EUA

Parlamentares acionaram a presidência da Casa após notícias de que o senador teria deixado o país rumo aos Estados Unidos

27 out 2026 - 15h27
(atualizado às 15h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Parlamentares do PSOL, liderados por Sâmia Bomfim, acionaram o presidente do Senado para pedir a perda de mandato e a suspensão do salário de Flávio Bolsonaro por abandono de cargo. A medida ocorreu após notícias de que o senador viajou aos Estados Unidos sem entregar seus passaportes à Polícia Federal, descumprindo uma ordem de 24 horas expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O parlamentar também teria interrompido o contato com seus aliados.

A deputada federal Sâmia Bomfim e outros parlamentares do PSOL formalizaram um pedido ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para que a Casa apure um possível abandono das funções parlamentares pelo senador Flávio Bolsonaro. A informação é do site O Globo.

Flávio Bolsonaro é alvo de pedido de perda de mandato e corte de salário após viagem aos EUA
Flávio Bolsonaro é alvo de pedido de perda de mandato e corte de salário após viagem aos EUA
Foto: Reprodução / CNN / Perfil Brasil

A movimentação ocorreu após notícias veiculadas pela agência Reuters e confirmadas por aliados de que o político teria deixado o Brasil rumo aos Estados Unidos. Em ofício enviado nesta terça-feira (27) ao comando do Senado, o grupo solicita que sejam avaliadas a suspensão do salário e dos benefícios do senador e, caso haja fundamento legal ou regimental, a aplicação da perda do mandato.

Cobrança por investigação contra Flávio Bolsonaro

Além de Sâmia Bomfim, assinam o documento os deputados federais Fernanda Melchionna, Glauber Braga, o deputado distrital Fábio Félix, a vereadora Vivi Reis, além de Jones Manoel e Renato Freitas. O ofício enviado ao Senado cita notícias de que o senador teria deixado o país sem entregar seus passaportes à Polícia Federal, apesar de determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para que os documentos fossem entregues em até 24 horas. Segundo os registros do caso, o parlamentar não entregou os itens exigidos e permaneceu sem contato com aliados desde a manhã desta terça-feira (27).

 * Em atualização 

Perfil Brasil
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra