Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

Publicidade

Exército diz ao STF que entregou seis das oito armas de Jair Bolsonaro à PF

Outras duas armas do ex-presidente estariam com a PMDF e com empresa importadora no RS

7 jul 2026 - 14h26
Compartilhar
Exibir comentários
Moraes manda Exército entregar armas de Jair Bolsonaro à PF
Moraes manda Exército entregar armas de Jair Bolsonaro à PF
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

O Comando do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília informou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira, 6, que entregou à Polícia Federal (PF) as armas que pertencem ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que estavam sob sua guarda. Também foi informado que duas das oito armas que estariam no Batalhão de Polícia do Exército, não se encontram sob a posse do Exército.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, havia ordenado que o arsenal de 10 armas fosse entregue à PF em até 48 horas. O número de série de uma das armas é o mesmo daquela apreendida em uma blitz em Brasília, com um militar do Exército, que atua na segurança do ex-presidente.

Moraes deu a ordem após a defesa de Bolsonaro informar, na sexta-feira, 3, que as armas estavam no Batalhão de Polícia do Exército. No mesmo dia, o ministro do STF manteve a prisão em regime domiciliar de Bolsonaro.

Diante da decisão pela entrega das armas, a defesa do ex-presidente informou que, das 10, duas já haviam sido entregues para a PF em abril de 2023, após ordem do Tribunal de Contas da União (TCU). Outras oito, disseram os advogados ao STF, estavam com o Batalhão de Polícia do Exército.

Após a divulgação da nota do Exército, a defesa de Bolsonaro afirmou que fez outra verificação no armamento do ex-presidente, e disse que a outra arma, uma espingarda, está em uma importadora no Rio Grande do Sul. Essa arma teria sido um presente para Bolsonaro, e não chegou a ser retirada pelo ex-presidente.

Lista das armas

Segundo a decisão de Moraes, pelo menos 10 armas estão vinculadas ao nome de Jair Bolsonaro. As oito que estariam armazenadas no Batalhão de Polícia do Exército são as seguintes:

  • Pistola Forjas Taurus calibre .380 Automatic (uso permitido)
  • Pistola Forjas Taurus calibre .40 Smith & Wesson (uso restrito)
  • Pistola Glock calibre 9x19 COLOmm Parabellum (uso restrito)
  • Carabina/Fuzil Springfield Armory calibre 7,62x51 mm (uso restrito)
  • Espingarda Typhoon calibre 12 GA (uso restrito)
  • Pistola Arex calibre 9x19 mm Parabellum (uso restrito)
  • Pistola SIG-Sauer calibre 9x19 mm Parabellum (uso restrito)
  • Espingarda Maestro Arms Company (uso permitido)

As outras duas, conforme a defesa, estão com a Polícia Federal. São as seguintes:

  • Carabina/Fuzil Caracal calibre 5,56x45 mm
  • Pistola Caracal calibre 9x19 mm Parabellum

Segundo informações da GloboNews, o comandante do Batalhão de Polícia do Exército disse que as armas que não estão armazenadas no complexo são a Pistola Glock e a Espingarda Maestro Arms Company. A defesa pediu que o ministro indique as providências adequadas para a entrega do armamento, segundo a reportagem.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra