PUBLICIDADE

Polícia

Como perícia, câmeras e testemunhas contradizem versão de jovem sobre suástica; defesa fala em criminalização da vítima

Segundo laudo, lesões são arranhões uniformes e superficiais; para advogada, documento reafirma ataque de pânico relatado pela garota.

24 out 2018 - 13h45
(atualizado às 14h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Jovem diz ter sido agredida por três homens por usar camisa com a frase 'Ele não'
Jovem diz ter sido agredida por três homens por usar camisa com a frase 'Ele não'
Foto: Reprodução/Facebook / BBC News Brasil

A investigação policial sobre a suástica marcada no corpo de uma garota de 19 anos em Porto Alegre contradisse - com base em uma perícia oficial, análise de câmeras e duas dezenas de testemunhas - a versão informada à polícia pela jovem.

A suposta vítima, de identidade não revelada, afirmou ter sido atacada por três homens que a teriam agredido e marcado o símbolo em seu corpo. Ela foi acusada formalmente de comunicação falsa de crime. O inquérito deve ser encaminhado à Justiça. O Ministério Público ainda não se manifestou. Para a defesa, que reafirma o relato de ataque à jovem, a conclusão é precipitada e criminaliza a vítima.

A acusação da polícia se baseia principalmente no laudo do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul, divulgado nesta quarta-feira (24). O documento indica que as lesões não podem ser consideradas cortes, mas arranhões superficiais, uniformes e contínuos com padrões "que demandariam cuidado na sua produção".

A perícia afirma que não há marcas de lesões no rosto dela e indica três hipóteses para os ferimentos em forma de suástica: foram auto-infligidas, feitas com o consentimento dela ou, no mínimo, sem que ela tenha esboçado reação.

"Não há lesão em nenhum dos 20 traços na pele. São arranhões, e não cortes. A perícia indica que foi usado um objeto contundente, como um brinco ou um clipe, mas não cortante como um canivete. Mesmo quando a vítima está imobilizada os cortes não são tão uniformes ou superficiais assim", afirmou à BBC News Brasil o delegado responsável pelo caso, Paulo Jardim, da 1ª Delegacia de Porto Alegre.

Em depoimento à polícia, a garota afirmou que foi atacada na rua logo após sair de um ônibus porque usava uma camiseta com os dizeres "#EleNão", em referência à campanha de setores da esquerda contra o candidato presidencial Jair Bolsonaro (PSL). A jovem disse ter ficado paralisada num ataque de pânico enquanto sofria socos e cortes. Segundo ela, dois a seguraram enquanto um terceiro a feriu com um canivete.

Imagens e depoimentos

O delegado afirmou não ter encontrado imagens ou testemunhas que confirmem a versão da garota. Foram analisadas, segundo ele, as imagens de 12 câmeras que cobrem a área apontada pela jovem à polícia, mas não há nada nos registros relacionado ao caso. Mais de 20 pessoas, entre moradores, comerciantes e guardadores de carro da região, também foram ouvidos.

"Até pedimos em um site da região, que tem mais de 300 mil seguidores, para que testemunhas trouxessem informações sobre o caso, mas ninguém apareceu", disse Jardim.

Frase 'Ele Não' ficou ficou conhecida após ser usada em protestos contra Jair Bolsonaro
Frase 'Ele Não' ficou ficou conhecida após ser usada em protestos contra Jair Bolsonaro
Foto: AFP / BBC News Brasil

Para a defesa, a hipótese de vítima paralisada reafirma, e não refuta como diz a polícia, o depoimento da garota.

"A sociedade sempre relativiza a palavra de uma mulher que se diz vítima. O delegado já estava predisposto a essa conclusão ao falar que era um símbolo budista na barriga dela, e não nazista. Ela disse não ter reagido porque teve uma crise de pânico ao ser cercada e agredida", afirmou a advogada Gabriela Souza, que representa a garota.

Ainda segundo Souza, o laudo não representa o fim das investigações e "qualquer conclusão antes de esgotada a avaliação de todos os elementos possíveis é precipitada e pode não representar a realidade dos fatos".

Veja também

'Galinha monstro sem cabeça' é filmada pela 1ª vez no mar da Antártida:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade