Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

Após ação da PM com duas mortes, Paraisópolis tem reforço no policiamento

Operação policial terminou com três presos e dois mortos. Um policial da Rota ficou ferido

11 jul 2025 - 09h32
(atualizado às 09h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Após operação policial com dois mortos e três presos em Paraisópolis, a comunidade registrou protestos, atos de vandalismo e reforço no policiamento nesta sexta-feira.
Protestos na zona sul de São Paulo
Protestos na zona sul de São Paulo
Foto: Reprodução

Uma ação da Polícia Militar terminou em duas mortes e três prisões na noite de quinta-feira, 10, em Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo. Nesta sexta-feira, 11, o local amanheceu com policiamento reforçado.

Na quinta, um grupo de pessoas foi flagrado atacando, pelo menos, cinco motoristas nos arredores da Avenida Giovanni Gronchi, no bairro Morumbi, que é vizinho à comunidade. O ataque aconteceu em reação à operação policial.

Nesta manhã, os três suspeitos presos devem passar por audiência de custódia no Fórum da Barra Funda, na capital paulista. Um policial da Rota também ficou ferido. Entre os mortos, está um jovem de 24 anos que foi detido três vezes antes de completar 18 anos por ato infracional análogo a tráfico de drogas. A segunda vítima não teve a identidade divulgada até o momento.

O coronel Emerson Massera, da PM, informou que equipes policiais foram acionadas para intensificar o policiamento na região, nesta sexta-feira. Em entrevista à TV Globo, ele afirmou que houve uma denúncia de uma “casa-bomba” na região, que resultou na operação. Ele também ressaltou que os policiais envolvidos estavam com as câmeras corporais ativas, e que a retaliação foi legítima, já que os criminosos estavam provocando “tumulto e atos de vandalismo”.

Na confusão, o carro de uma equipe de reportagem da Band foi atacado.

O que aconteceu?

A Polícia Civil e Polícia Militar apuram duas ocorrências que foram registradas em Paraisópolis entre o fim da tarde e a noite de quinta. Por volta das 16h, a polícia foi acionada com uma denúncia de que havia armamento pesado na Rua Rudolf Lotze, em um ponto de venda de drogas.

Ao chegarem ao local, três suspeitos fugiram em direção a uma casa. Um deles morreu baleado e dois foram presos. Foram apreendidas armas de fogo, munições, drogas e anotações do tráfico. As ações são investigadas pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), por meio de inquérito policial.

Por volta das 20h, após um protesto iniciado por moradores, policiais militares foram recebidos a tiros em outro ponto de Paraisópolis. Um policial foi baleado e socorrido ao Hospital Albert Einstein, e passa bem. Um suspeito de 29 anos foi atingido e não resistiu aos ferimentos. As duas ocorrências são investigadas pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), por meio de inquérito policial. 

A Polícia Militar também instaurou Inquérito Policial Militar (IPM) para apuração de todas as ocorrências. As imagens captadas pelas câmeras corporais dos policiais estão sendo analisadas, e diligências seguem em andamento para o completo esclarecimento dos fatos.

Na internet, circulam vídeos que mostram vários focos de incêndio em ruas no entorno de Paraisópolis. Moradores são vistos correndo pelas ruas, e homens aparecem segurando pedaços de madeira. Durante a confusão, carros foram apedrejados, tombados e motoristas foram agredidos.

A Tropa de Choque da Polícia Militar foi deslocada para Paraisópolis e a comunidade foi cercada. Equipes do Corpo de Bombeiros também foram mobilizadas.

Segundo a TV Globo, dois dos três presos eram foragidos da Justiça por roubo, e um deles não havia voltado após a saída temporária da prisão, no dia 18 de março de 2024.

Foram apreendidos 2 pistolas, 1 revólver, 7 carregadores de pistola, sendo 2 com prolongadores. Também foram apreendidos drogas, dinheiro e celulares. (*Com informações do Estadão Conteúdo)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade